EC Pinheiros vence mais uma, dessa vez contra o CR Flamengo
Cinco partidas foram realizadas pelo Grupo B, nesta sexta-feira (30 de julho), válidas pelo Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-22 – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) – 2021, que acontecem no ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim (EC Pinheiros), em São Paulo (SP). Entre os destaques estão o Cerrado Basquete, que venceu o derby do Distrito Federal em um jogo disputadíssimo, o Mogi das Cruzes Basquete que, após duas derrotas seguidas, reencontrou o caminho das vitórias, e o Zopone/Bauru Basket, que voltou a vencer.
Outro destaque foi o jogo entre CR Flamengo e EC Pinheiros. A partida que fechou com chave de ouro o dia e a quinta rodada do Grupo B.
Para abrir a rodada, o Rio Claro/ABCD enfrentou o Praia Clube/Gabarito e saiu vitorioso pelo placar de 65 a 50. O jogo foi controlado pela equipe rio-clarense desde o início, com a vantagem sendo ampliada nos últimos quartos do jogo.
Mesmo com a saída do ala/pivô Anderson, que se lesionou no começo do jogo, o Rio Claro conseguiu manter as boas ações ofensivas. Arthur, ala rio-clarense, conseguiu uma boa atuação, chegando a 22 pontos e 12 rebotes na partida, além de 50% nos arremessos de três pontos.
“O nosso forte é a defesa, trabalhamos muito bem, foi isso que ganhou o jogo. O time deles é muito rápido, mas com nosso bom trabalho conseguimos segurar, limitar alguns chutadores e vencer o jogo” comentou Arthur. “É um sonho estar jogando uma LDB, é a primeira vez que estou aqui, estou muito feliz por jogar e jogar bem” completou o ala.
Pelo lado do Praia, Emiliano, armador, foi o destaque da equipe uberlandense, com 18 pontos anotados e nove rebotes. Pet, ala/armador, foi outro destaque da equipe e inclusive tentou protagonizar uma reação no último período.
“Nosso jogo não encaixou hoje, eles jogaram muito parecido com o nosso time, mas a nossa bola infelizmente não caiu. Agora a expectativa é esquecer a derrota e focar no próximo jogo” disse Pet, que fechou com seis pontos, seis rebotes e três assistências.
O Rio Claro chegou a sua quarta vitória na competição, ficando cada vez mais próximo da classificação. Atualmente os Paulistas figuram na segunda colocação do grupo B. Por outro lado, o Praia chega a sua segunda derrota, igualando o número de vitórias na LDB 2021.
Foi um embate intenso do começo ao fim do jogo, com as equipes disputando ponto a ponto, como um derby deve ser. No segundo tempo, o Cerrado teve mais maturidade para defender e pontuar, conseguindo fechar o jogo em 98 a 78.
O Cerrado contou com uma boa atuação defensiva do coletivo, mas no ataque, o Robsinho se destacou por seus 31 pontos, 10 rebotes e nove assistências, próximo de um triplo duplo. Além dele, Lucas Machado, com 24 pontos e 10 rebotes, e Serjão, com 13 pontos e 21 rebotes, também ajudaram a equipe.
“Preciso agradecer a equipe, sem eles não teria como eu ter esse volume de jogo. O aproveitamento estava bom, meus companheiros conseguiram colocar a bola lá dentro, só consegui essa atuação por conta do time” disse o armador, que conseguiu a maior pontuação da LDB 2021 até aqui.
Já o BRB/Brasília, mesmo com uma bela atuação individual do armador Gabriel, que conseguiu 26 pontos, 11 rebotes e quatro assistências, não conseguiu se recuperar no jogo. Suassuna, ala-armador da equipe, terminou o jogo com 11 pontos, cinco rebotes e quatro assistências.
“São poucos jogadores na rotação, cansamos muito no terceiro quarto, isso prejudicou a equipe. Começamos muito bem, mas no terceiro quarto eles abriram a vantagem e não conseguimos virar” comentou Daniel Suassuna.
O Cerrado chegou à sua segunda vitória seguida, a quarta na competição, ficando com apenas um revés e no topo da tabela de classificação do grupo B. O Brasília, entretanto, conta com apenas uma vitória no campeonato e agora fica longe de uma possível classificação.
Com sustos no final do jogo, o Mogi das Cruzes Basquete derrotou a Unifacisa e saiu com o placar favorável de 81 a 76. A equipe campinense até chegou a virar em certo momento, mas não conseguiu administrar a partida e acabou saindo derrotada.
Colina, armador do Mogi, puxou a pontuação da sua equipe e terminou o jogo com 24 pontos. Felipe, pivô da equipe, terminou o jogo com um double-doube: 22 pontos e 13 rebotes, além de cinco bloqueios, ajudando muito na parte defensiva.
“Começamos muito bem, mas no final baixamos o ritmo e deixamos os caras encostar. Agora é descansar, lutar na próxima partida e tentar classificar entre os quatro” comentou o pivô do Mogi. “Com 2m12 de altura ficou fácil fazer essa partida, consegui usar bastante isso como vantagem” finalizou Felipe.
Pela Unifacisa, mais uma vez a rotação com apenas oito jogadores foi dura com a equipe, que apesar de se entregar para tentar se manter no jogo, não conseguiu manter o marcador a seu favor. Gabriel, armador da equipe paraibana, se destacou pela pontuação (24) e pelas quatro bolas de três convertidas no jogo, além dos 8 rebotes e das 4 assistências.
“Começamos mal, mas pouco a pouco entramos no jogo, buscamos, tentamos diminuir a diferença. A equipe é muito nova, são garotos com menos de 18 anos de idade, acredito que faltou maturidade para conseguir segurar o jogo no momento em que viramos“ disse Gabriel, armador da equipe campinense.
O Mogi, com a vitória, volta a ficar com uma campanha positiva, sendo três triunfos nas cinco partidas disputadas. Por outro lado, a Unifacisa chega a quarta derrota seguida, ficando em último lugar no grupo B da LDB 2021.
Em mais uma partida disputada ponto a ponto, o Zopone/Bauru Basket conseguiu se sair melhor e conquistar a vitória nos minutos decisivos do jogo. A partida foi dura, decidida nas últimas bolas, mas o Dragão conseguiu se manter melhor na defesa e captar no ataque, vencendo o Minas Tênis Clube por 74 a 64.
A equipe bauruense não desperdiçou as chances durante o clutch time e conseguiu converter 50% das tentativas de arremesso no último quarto. Samuel, o Pará, armador da equipe, fez 23 pontos e pegou mais sete rebotes. Danilo, ala do Bauru, também foi bem, conseguindo 20 pontos, 13 rebotes e 6 assistências.
“Sabíamos que seria uma partida difícil, a equipe do Minas é muito alta, defendem muito bem. No último quarto fomos mais felizes, conseguimos matar o jogo” comentou Pará, armador do Zopone/Bauru. “É um trabalho coletivo, desde lá de Bauru a gente briga, treina, grita, então a gente trouxe isso para dentro de quadra também. É a energia que a gente precisa” finalizou o armador
Pelo lado do Minas, diversos jogadores ajudaram na pontuação, sendo que o ala-pivô Daniel Duque (12), o armador Lucas Campolina (13) e o pivô Augusto (11), ficaram com dígitos duplos. Samuel Ribeiro, armador da equipe, tentou puxar a virada no último quarto.
“Apesar de ir bem no primeiro tempo, de não dar chances para a bola de 3 deles, no segundo tempo não conseguimos repetir o feito. Foram muitos pontos de segunda chance, perdemos muita bola boba, enquanto eles souberam aproveitar’ afirmou Samuka, armador mineiro.
O Zopone/Bauru Basket se recuperou da derrota frente ao Praia Clube na última rodada e segue firme no topo da tabela de classificação, com cinco jogos e quatro vitórias. O Minas, por outro lado, segue com apenas uma vitória dentro da competição.
O EC Pinheiros enfrentou o seu adversário mais complicado até agora, o CR Flamengo, mas saiu mais uma vez vitorioso, desta vez pelo placar de 109 a 63. Apesar de começar o primeiro quarto bem, inclusive passando à frente dos paulistas em certo momento, o Flamengo não conseguiu se manter e saiu com a derrota.
Mais uma vez o elenco do Pinheiros foi o ponto chave para vitória, afinal, além dos titulares, o ala Danilo Sena, que veio do banco, deixou 21 pontos. Entre os titulares, Paulo Scheuer, com seus 25 pontos e quatro rebotes foi o destaque.
“É foco. A equipe inteira está comprometida, estamos treinando e deixando tudo que podemos aqui”, comentou Paulo Scheuer, ala/pivô do EC Pinheiros. “Não é mérito só meu, meus companheiros vêm criando muito, ajudando bastante, todos tem parte nisso”, complementou Scheuer.
O CR Flamengo, apesar de conseguir igualar com o Pinheiros no começo do jogo, não conseguiu manter o nível e viu o adversário abrir uma larga vantagem. Joãozinho, armador flamenguista, e Maciel, pivô do rubro-negro, puxaram a pontuação da equipe, com 12 e 14 pontos respectivamente.
“Com o decorrer do jogo cansamos, o time do Pinheiros tem uma rotação maior, mais experiente. Hoje também não foi o nosso dia de cair muita bola, não conseguimos acertar tantas cestas de três, isso afetou o nosso jogo”, disse o jovem armador do clube carioca.
Com a vitória, o EC Pinheiros segue na ponta da tabela de classificação do grupo B, isso de maneira invicta. Por sua vez, o CR Flamengo chega a terceira derrota em quatro jogos, e agora precisa de uma boa campanha na segunda fase para conseguir se classificar.
A última rodada da fase inicial do Grupo B serão disputadas neste sábado (31 de julho), no mesmo local, com esses embates: Praia Clube/Gabarito x Cerrado Basquete (09h), Minas Tênis Clube x Rio Claro/ABCD (11h15), Unifacisa x Zopone/Bauru Basket (13h30), CR Flamengo x Mogi Basquete (15h45) e Basquete Cearense x EC Pinheiros (18h) – todos no horário de Brasília (DF)