Armador brasileiro foi alvo de racismo por parte da torcida do Joventut Badalona em partida válida pela EuroCup 2022/2023
Mais um episódio de racismo no esporte na Europa. Yago Mateus, armador brasileiro do Ratiopharm Ulm, foi alvo de xingamentos de cunho racista por parte de alguns torcedores do Joventut Badalona (Espanha) durante a partida disputada na última terça-feira (07 de fevereiro), no Palau Municipal d’Esports de Badalona, válida pela fase de grupos da EuroCup 2022/2023.
“Graças a Deus eu não ouvi na hora porque não sei qual seria a minha reação. Nunca havia passado por isso na minha vida, por uma situação como essa nem no Brasil, nem em outros países onde joguei com meus clubes e com a Seleção Brasileira. Não consigo entender o motivo disso. É revoltante e triste ver que isso acontece, é uma coisa recorrente no esporte, no mundo de hoje, e estamos muito longe ainda da conscientização e de um entendimento de que não há espaço para esse tipo de atitude”, afirmou Yago.
A equipe A11 Sports, que gerencia a carreira de Yago, já está em contato com a diretoria do clube alemão e vai acionar a organização do campeonato pedindo um posicionamento e as sanções cabíveis após o episódio.