O Vera Cruz/Campinas saiu na frente na série melhor-de-três do playoff – final do Campeonato Paulista Feminino – 2019 ao derrotar o Ituano FC, nesta sexta-feira (13 de dezembro), por 70 a 69 (35 a 38 no primeiro tempo), atuando no de Esportes Gilman José Jorge Farah (AA Ponte Preta), em Campinas (SP), na primeira rodada.
O representante de Itu iniciou melhor a partida e conseguiu vantagem no quarto inicial, mas a superioridade do time visitante parou por aí. Nos três períodos seguintes, a equipe da casa cresceu de produção e conseguiu se recuperar.
Desta forma, os minutos finais foram eletrizantes. E, contando com o apoio do seu torcedor, a agremiação campineira promoveu a virada e suportou a tentativa de recuperação do Ituano para vencer com diferença mínima – 19 a 25 (primeiro quarto), 16 a 13 (segundo quarto), 21 a 19 (terceiro quarto) e 14 a 12 (quarto final).
Os principais nomes da partida foram Patty Teixeira (20 pontos e 06 rebotes) e Lays da Silva (14 pontos, 06 rebotes e 05 assistências), pelo time da casa; Tati Pacheco (14 pontos e 06 rebotes), Licinara Bispo (13 pontos e 11 rebotes – double-double) e Raphaella Silva (13 pontos e 05 rebotes), em favor do visitante.
“Jogo digno de uma final estadual, equilibrado, pois reuniu as duas melhores equipes ao longo de todo o campeonato. Em Itu será a mesma coisa, com muito equilíbrio e a decisão ocorrendo no final e nos detalhes”, comentou o técnico Élcio Ortiz, do Vera Cruz/Campinas.
O segundo confronto, que pode ser o decisivo, acontece na segunda-feira (16 de dezembro), às 19h30 (de Brasília), no ginásio Municipal Prudente de Moraes, em Itu (SP). Uma nova vitória garante o título ao representante campineiro.
Já a terceira partida, se necessária, está agendada para quarta-feira (18 de dezembro), às 19h30 (de Brasília), também em Itu (SP). De acordo com o regulamento, a equipe que primeiro totalizar duas vitórias garante o título.