O Vera Cruz/Campinas sagrou-se campeão Paulista Feminino – 2019 ao derrotar o Ituano FC, na noite de segunda-feira (16 de dezembro), por 76 a 64 (35 a 34 no primeiro tempo), mesmo atuando no ginásio Municipal Prudente de Moraes, em Itu (SP), na segunda partida da série melhor-de-três do playoff – final. Com este resultado, a equipe campineira fechou a disputa com duas vitórias e nenhuma derrota.
A equipe da casa, no entanto, iniciou melhor a partida e levou a melhor no quarto inicial, mas não conseguiu manter o mesmo rendimento no segundo e o time visitante igualou as ações e conseguiu a virada, fechando o segundo quarto e o primeiro tempo com vantagem mínima – 16 a 24 (primeiro quarto) e 19 a 10 (segundo quarto).
Na volta do intervalo, o clássico voltou a ficou equilibrado, mas ainda assim com o representante de Campinas ligeiramente na frente (20 a 18). Nos dez minutos finais, o Vera Cruz/Campinas cresceu de produção e não deu chances ao rival, ignorando o mando de quadra do Ituano para vencer bem e garantir o título (21 a 12).
Os principais nomes da partida foram Palmira Marçal (12 pontos, 04 rebotes e 04 assistências) e Licinara Bispo (12 pontos e 04 rebotes), pelo time da casa; Patty Teixeira (20 pontos e 11 rebotes – double-double) e Jeanne Morais (19 pontos, 06 rebotes e 05 assistências), em favor do visitante.
“Indescritível essa conquista. As mudanças são sempre difíceis. O Élcio chegou, implantou a filosofia dele e o resultado de hoje é fruto de um trabalho de equipe, de união. Passo a passo, coroamos nosso trabalho com o título”, afirmou Jeanne Morais, do time campineiro.
“Infelizmente, no momento em que estávamos jogando muito bem, erramos muitos lances-livres; no primeiro tempo acabamos chutando dez arremessos livres e acertamos três – num momento em que estávamos com o jogo sob controle. Isso aí foi colocando elas no jogo. São jogadoras de qualidade, super qualificadas, cinco convocadas para a Seleção Brasileira, e acabamos jogando mal. Caímos ofensivamente, o outro time entrou no jogo e cresceu. Tentei marcar zona, tentei marcar individual, nada deu certo, porque também não funcionou nossa parte ofensiva. Mas, acho que tudo foi no começo: o primeiro jogo que perdemos lá e não podíamos ter perdido. Só que daí elas dominaram o jogo e nada mais justo ganharem”, comentou Antonio Carlos Barbosa, técnico do Ituano FC.
Uma curiosidade desta partida é que o Ituano FC, comandado pelo técnico Antonio Carlos Barbosa, usou oito jogadoras das 12 que tinha a sua disposição. Já o Vera Cruz/Campinas, dirigido por Élcio Ortiz, utilizou sete dentre as 12 jogadoras.