Coritiba/Monsters e Cerrado/Assel também vencem na terceira rodada do Grupo B da competição nacional de Aspirantes
O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete 2022 teve seu terceiro dia de jogos do Grupo B, na quarta-feira (20 de julho). Ao todo, foram três partidas no ginásio Poliesportivo Prefeito Arno João Frant (Arnão), em Santa Cruz do Sul (RS), uma das sedes dessa primeira fase da competição.
O destaque ficou por conta do Vasco da Gama/Tijuca, que conquistou a terceira vitória seguida e manteve sua invencibilidade. Já o Coritiba/Monsters voltou a vencer e o Cerrado/Assel engatou o segundo triunfo seguido.
O dia começou com um jogo de alto nível entre Caxias do Sul/Recreio e Vasco da Gama/Tijuca, que terminou 79 a 74, para o representante carioca. Desde o início da partida, o embate foi extremamente disputado, com as lideranças de pontos sendo decididas a cada ponto. O Vasco começou melhor, fechando o garrafão do Caxias, e forçando bolas do perímetro do adversário, que durante o primeiro quarto de jogo não caíram, ao contrário do que fez Matheusinho, armador carioca que anotou 12 pontos na parcial. O segundo período foi marcado por uma mudança no jogo do Caxias, que calibrou os seus arremessos e conseguiu a virada.
Na volta dos vestiários, a forte disputa entre as equipes seguiu, a pontuação voltou a ficar próxima e as equipes travaram um grande confronto no tempo restante. Após um bom momento do Caxias, a equipe carioca retomou as ações do jogo, impôs um ritmo bom nas bolas de três pontos e conseguiu manter uma vantagem de dois pontos até o fim do jogo. A equipe gaúcha até chegou a buscar uma virada, mas Matheusinho, com seus 32 pontos, garantiu a vitória para o time da colina.
“Hoje de manhã falei no Media Day: eu estou leve, estou conseguindo fazer o jogo fluir e os meus parceiros estão me ajudando muito. É uma coisa muito gratificante para mim, eu treinei muito nas minhas férias, treinei muito arremesso e aqui o Daniel está me passando toda essa confiança. É um momento muito bom, quero deixar fluir cada vez mais”, disse Matheusinho armador do Vasco, que ainda conseguiu 11 rebotes, cinco assistências e 30 de eficiência.
Pelo lado do Caxias, os alas Shawn, com 22 pontos e 17 de eficiência, e Jamison, com sete pontos, 11 rebotes e 1o de eficiência, foram os principais destaques.
O segundo jogo continuou com a sina de um embate pegado, entre duas equipes aguerridas e que jogam com intensidade, mas que acabou com o Coritiba/Monsters vencendo o Botafogo FR, por 64 a 54. O Coxa começou bem, impondo o seu ritmo nas bolas de três pontos e acelerando o jogo de transição, o que resultou ao final do primeiro tempo uma parcial de 29 a 26.
No segundo tempo, em especial no último quarto, a equipe paranaense manteve sua intensidade na defesa, demonstrou muita vontade e no ataque conseguiu escolher bem os arremessos. Com uma grande dominância nos rebotes, tanto ofensivos quantos defensivos, o Coritiba garantiu o seu segundo triunfo no maior campeonato de base do país.
“Com a derrota de ontem, viemos com muita gana, queríamos muito vencer esse jogo, sabíamos que seria importante. Nosso vestiário foi bom no intervalo, chegamos com outra mentalidade. Eu fico muito feliz de ajudar o time, hoje foi isso, é meu prazer, sou o cara do passe, mas ajudar com esses dez pontos e esses rebotes (17) me deixa muito feliz”, afirmou Gustavo, pivô do Coritiba.
Entre os diversos destaques da equipe paranaense, que dividiu muito bem sua pontuação, estão os alas Breno, anotando 12 pontos, e Magno que marcou nove. Também deram show os pivôs Gabriel, que conseguiu 14 pontos e 10 rebotes, e Gustavo que terminou com 10 pontos, 17 rebotes (a melhor marca até então nesta edição da LDB) e 26 de eficiência.
Já no time carioca, os jogadores que mais chamaram a atenção no jogo de hoje foram o ala Geovane, com 12 pontos, quatro rebotes e quatro assistências, além do pivô João César com 12 pontos e 14 rebotes. Por fim, o armador Joãozinho marcou 16 pontos e seis rebotes.
A partida que fechou o terceiro dia de LDB foi o jogo de alto nível técnico entre Cerrado/Assel e União Corinthians, terminando com a equipe brasiliense vencendo os donos da casa por 119 a 72. Os candangos largaram na frente graças ao ótimo trabalho na linha dos três pontos e forte defesa imposta, com as torres gêmeas Ruan e Augusto. Já o segundo quarto terminou com uma parcial de 31 a 26 para o Unico, após uma série de jogadas plásticas que inflamaram a torcida.
Apesar da explosão de pontuação do time da casa no segundo quarto, os dois últimos períodos de jogo foram totalmente favoráveis ao Cerrado. Com uma parcial de 33 a 11 após a volta dos vestiários, o time de Brasília engatou diversos highlights em sequência, melhorou a pontaria nas bolas de média e de longa distância e não cometeu muitos erros. A diferença de altura entre os jogadores também foi um dado de destaque por meio de um número muito fácil de identificar através dos rebotes (47 a 3o para o Cerrado), sendo um dos principais fatores para essa larga vantagem.
Ruan, pivô do Cerrado e da seleção brasileira sub-23 – atual campeão do Globl Jam – fez uma partida sensacional, com incríveis 34 pontos, 11 rebotes e 43 de eficiência. Além dos números incríveis, o pivozão marcou o jogo com diversas enterradas dignas de Jogo das Estrelas.
“Nós jogamos em harmonia. Está todo mundo jogando bem, isso acaba sendo bom para o campeonato e não entra naquela de individualismo, joga todo mundo em conjunto. Isso ajuda até na hora de fazer esses highlights, essas enterradas”, disse Ruan, que ainda comentou sobre a possibilidade de ir para o Jogo das Estrelas – “Eu achei que ia no ano passado, mas espero que dê certo esse ano. Vou treinar algumas, botar aí no currículo, para esse ano ir e tentar ganhar”, afirmou.
Pelo lado do União Corinthians, os armadores Montipó, com 21 pontos, quatro rebotes e quatro assistências, e Camargo, com 17 pontos, cinco rebotes e três assistências, foram quem os que mais se destacaram.
Próxima rodada
Sede: Santa Cruz do Sul (RS) – Grupo B
22/07 (Sexta-feira)
14h30: Botafogo x Caxias do Sul
16h45: Vasco/Tijuca x Cerrado
19h: EC União Corinthians x Coritiba Monsters
(*) Todos no horário de Brasília (DF)