Esta foi a sétima edição da competição regional
O Unisociesc/BF Blumenau venceu o Foz Basquete por 66 a 52 na grande decisão do Campeonato Sul-Brasileiro Feminino 2022 e ficou com o título da competição em seu ano de retorno. A equipe ampliou mais uma vez sua hegemonia na região Sul, conquistando o tetracampeonato da competição. Na primeira partida do dia, vitória do São José dos Pinhais/Guaxo contra o Ginástico Basquete Joinville por 69 a 51 e ficou com o bronze.
Além do título, o Unisociesc/BF Blumenau dominou os prêmios individuais com a cestinha Leila Zabani, a destaque da competição Maria Paula Albiero, e três posições no quinteto ideal com a pivô Sil se juntando a elas. As demais atletas foram Maitê Ramirez (Joinville) e Ster Martins (Foz Basquete)
“Estou muito feliz e grata, pois tudo o que aconteceu nesse ano foi um desafio, de assumir a equipe adulta, não esperava ser tão cedo, mas tem sido um motivo de muitas alegrias para mim estar ao lado dessas atletas, muito dedicadas, respeitosas, é um momento muito feliz e o primeiro a gente nunca esquece”, falou a técnica Bruna Rodrigues que conquistou seu primeiro título como técnica da equipe adulta. Lembrando que, como atleta, Bruna participou do tricampeonato entre 2017 e 2019.
Este foi o sétimo Campeonato Sul-Brasileiro de Clubes da temporada 2022, a qual teve seis títulos de Santa Catarina e mais três pratas e dois bronzes. Depois das categorias sub-15, sub-17, sub-19 e adulto feminino, o único torneio restante é o adulto masculino, a ser disputado em outubro.
Os Sul-Brasileiros são uma realização das Federações Catarinense, Paranaense e Gaúcha de basquetebol. Os torneios em Santa Catarina e a participação dos times do estado contam com o apoio da Trimania.
Classificação Final: 1º Unisociesc/BF Blumenau, 2º Foz Basquete, 3º São José dos Pinhais/Guaxo e 4º SGJ/Sesporte /AABJ
Destaque: Maria Paula Albiero (Unisociesc/BF Blumenau)
Cestinha: Leila Zabani (Unisociesc/BF Blumenau)
Quinteto ideal: Maria Paula Albiero (Unisociesc/BF Blumenau), Ster Martins (Foz Basquete), Maitê Ramirez (SGJ), Leila Zabani (Unisociesc/BF Blumenau) e Sil (Unisociesc/BF Blumenau)