Primeiro jogo da série melhor-de-três acontece em Campinas (SP)

Imagem: FPB

A primeira partida da série melhor-de-três do playoff – final do Campeonato Paulista Feminino 2024 será realizada nesta sexta-feira (29 de novembro), às 19h (de Brasília), no ginásio do Tênis Clube, em Campinas (SP), reunindo Unimed/Campinas e AD Santo André.

Foto: Juca Ferreira/Ituano

“Quero agradecer a todos os participantes dessa importante divisão de basquete feminino, não só para o estado de São Paulo, mas acredito que para o continente sul-americano. Parabenizo as equipes finalistas AD Santo André e Unimed/Campinas pelo belo trabalho que desenvolveram até aqui e com certeza a vitória na final não será apenas de uma única equipe, mas de todas as atletas, técnicos e membros de comissões técnicas, que são importantes referências para as categorias de base. Vocês são os espelhos para aquelas que estão chegando. Então, quem ganha com finais tão interessantes é o nosso amado basquetebol”, comentou Mario Outuki, presidente da Federação Paulista de Basketball (FPB).

Para chegar a esta etapa, o time campineiro, que é comandado pelo técnico Bernardo dos Santos, fechou a fase inicial na liderança, somando sete vitórias e uma derrota. Na sequência, na segunda etapa garantiu o terceiro lugar do Grupo A, com duas vitórias e quatro derrotas. Nas fases eliminatórias, a Unimed/Campinas eliminou o Ourinhos Basquete/AOB (quartas-de-final) e o Ituano Basquete (semifinal).

“Tivemos alguns altos e baixos durante a temporada, com algumas derrotas ingratas dentro desse processo todo. Mas, o maior ajuste feito foi o trabalho do dia a dia. Nós que estamos ali todos os dias sabemos que as meninas, mesmo com dor e cansadas, se entregam e treinam o tempo todo. Então acho que esse é o maior ajuste que a gente pode fazer. Apesar das derrotas a gente continuava trabalhando firme. Além disso, os times se estudam. Esse é um ponto importante. Depois que engatamos essa sequência de sete vitórias no primeiro turno, os adversários nos enfrentaram depois já jogaram sabendo o que nós iríamos fazer”, destacou Bernardo.

“Acho que o fundamental em quadra nestas finais será a gente se divertir. Sabemos o potencial que tem o time de Santo André. Assistimos aos jogos delas e sabemos que o time tem jogadoras de qualidade. Mas, vai ser uma festa, com dois times que merecem estar na final”, complementou a cubana Ineidis Casanova, armadora do representante campineiro.

Já o representante andreense, dirigido pelo técnico Rafael Souza, concluiu a fase inicial do estadual na segunda colocação, contabilizando sete vitórias e uma derrota. Depois, terminou a segunda fase na liderança do Grupo A, com cinco vitórias e uma derrota. No playoff – quartas-de-final, a AD Santo André passou pelo BAX Catanduva. Por fim, eliminou o Ituano Basquete na série semifinal.

Foto: Jorge Bevilacqua/Santo André

“Estamos muito felizes por estarmos nestas finais. Fizemos um campeonato muito bom em que às meninas entenderam quais eram os nossos objetivos e o que nós teríamos que fazer para alcançar esses objetivos. Na fase regular tivemos uma campanha sólida e um dos responsáveis por essa campanha sólida foi justamente a Unimed/Campinas, porque fomos atropelados por ela logo no primeiro jogo do Paulista e isso nos obrigou a fazer uma correção de rota. Como há males que vêm para o bem, essa derrota mudou a nossa trajetória”, explicou Rafael.

“Estou muito ansiosa, sou muito ansiosa, para primeiro jogo, que vai ser na casa do adversário, mas estamos preparadas e firmes para, se Deus quiser, sairmos com uma vitória”, completou a ala/pivô Vanessa “Sassa” Gonçalves, da AD Santo André.

A segunda partida da série melhor-de-três será jogada na segunda-feira (02 de dezembro), às 19h (de Brasília), no ginásio Municipal Parque Celso Daniel, em Santo André (SP). Já o terceiro confronto, se necessário, ocorre na quarta-feira (04 de dezembro), às 19h (de Brasília), também com mando da equipe andreense.

Na primeira fase ocorreram duas partidas entre as equipes finalistas, com uma vitória para cada lado, prevalecendo o mando de quadra: 81 a 58, em favor da Unimed/Campinas, e 65 a 48, para a AD Santo André.

Tabela

29 de novembro (sexta-feira)
19h: Unimed/Campinas x AD Santo André, em Campinas (SP)

02 de dezembro (segunda-feira)
19h: AD Santo André x Unimed/Campinas, em Santo André (SP)

04 de dezembro (quarta-feira) – se necessário
19h: AD Santo André x Unimed/Campinas, em Santo André (SP)
(*) Todos no horário de Brasília (DF)

De acordo como regulamento, a equipe que totalizar duas vitórias garante o título do Campeonato Paulista Feminino 2024.