Bauru Basket e São Paulo FC são superados
A Fase Final da Liga Sul-americana de Clubes 2022 começou nesta terça-feira (29 de novembro), no ginásio Obras Sanitárias, em Buenos Aires, na Argentina, com a realização das quartas-de-final.
O Basquete Unifacisa derrotou o Aguada, do Uruguai, por 75 a 73 (35 a 32 no primeiro tempo), com enorme emoção. Depois de um primeiro tempo equilibrado, com os dois times se alternando no comando do marcador, o representante uruguaio teve um grande rendimento no terceiro quarto e conseguiu desgarrar. No quarto final, no entanto, a equipe brasileira teve forças para busca uma recuperação espetacular, promovendo uma nova virada nos segundos finais, através de uma bola de três pontos e um lance
livre (proveniente de uma falta técnica) do norte-americano Trevor Gaskins – 11 a 21 (primeiro quarto), 24 a 11 (segundo quarto), 07 a 20 (terceiro quarto) e 33 a 21 (quarto final).
Os principais nomes da partida foram o norte-americano Trevor Gaskins (25 pontos e 08 rebotes) e Antonio Junior (24 pontos e 06 rebotes), pelo Basquete Unifacisa; Theo Metzger (20 pontos e 08 rebotes) e Jordan Lavell Adams (13 pontos e 03 rebotes), em favor do Aguada.
“Foi um jogo especial, por duas vezes durante a partida a equipe teve que correr atrás do placar e o time mostrou muita garra, muita força de vontade e mostrou que não desiste. Então, nós saímos desse jogo com muito orgulho desse grupo, sabemos que temos aspectos que precisamos melhorar, mas essa vitória nos dá moral e principalmente confiança para a partida que teremos amanhã”, comentou o técnico da Unifacisa, César Guidetti.
O Titanes de Barranquilla, da Colômbia, derrotou o Bauru Basket, do Brasil, por 84 a 62 (51 a 31 no primeiro tempo). A equipe colombiana foi melhor no primeiro tempo e comandou as ações nos dois primeiros quartos, tomando a dianteira do placar e abrindo larga vantagem. Nos dois períodos finais, o Titanes controlou bem a diferença e garantiu o resultado positivo – 27 a 17 (primeiro quarto), 24 a 14 (segundo quarto), 21 a 21 (terceiro quarto) e 12 a 10 (quarto final).
Os atletas mais efetivos foram Danilo Fuzaro (15 pontos e 03 assistências) e Alex Garcia (11 pontos), pelo Bauru Basket; Ernesto Oglivie (23 pontos e 03 rebotes) e Jonathan Rodriguez (17 pontos e 08 rebotes), em favor do Titanes.
“Foi um jogo muito duro fisicamente para nós, eles possuem uma equipe competitiva, os jogadores mais importantes jogam em seleções e em várias ligas fortes, trazendo experiência internacional. Tentamos de todas as formas, mas não conseguimos jogar no nível deles. Agora é descansar para o próximo jogo. Seguimos vivos”, avaliou o técnico Jorge Guerra, do Bauru Basket.
No duelo entre os argentinos o Oberá bateu o San Martin, por 78 a 56 (35 a 30 no primeiro tempo).
Fechando a jornada inicial, o argentino Boca Junior derrotou o São Paulo FC, por 79 a 71 (36 a 42 no primeiro tempo). Foi um jogo de alternâncias, com os dois times se alternando no comando do marcador ao longo do primeiro tempo, que terminou com liderança do time brasileiro. Nos dois períodos finais, o representante argentino cresceu e comandou as ações para desgarrar e vencer – 26 a 21 (primeiro quarto), 10 a 21 (segundo quarto), 24 a 14 (terceiro quarto) e 19 a 15 (quarto final).
Os principais pontuadores foram Franco Balbi (18 pontos, 08 rebotes e 10 assistências – double-double) e Leonardo Mainoldi (14 pontos, 08 rebotes e 03 assistências), pelo Boca Juniors; Ralfi Ansaloni (18 pontos e 12 rebotes – double-double), o norte-americano Corderro Bennett (13 pontos e 03 rebotes) e Betinho Duarte (13 pontos e 06 rebotes), em favor do São Paulo FC.
A classificação de momento está assim:
Grupo 01: 1º) Titanes e Basquete Unifacisa (01 vitória), 3º) Aguada e Bauru Basket (01 derrota)
Grupo 02: 1º) Boca Junior e Oberá (01 vitória), 3º) São Paulo FC e San Martin (01 derrota)
A competição prossegue nesta quarta-feira (30 de novembro), no mesmo local, com mais quatro jogos: Aguada x Bauru, às 13h30, Basquete Unifacisa x Titanes, às 16h, San Martin x São Paulo FC, às 18h30, e Oberá x Boca Juniors, às 21h – todos no horário de Brasília (DF).
Pelo sistema de disputa, a Fase Final será disputada entre os dias 29 de novembro e 05 de dezembro. Nas oitavas-de-final são dois grupos, com os times jogando entre si, em turno único, e os dois melhores em cada um deles avançando para a semifinal. Os vencedores da semifinal se qualificam para a grande final, disputando o título da Liga Sul-americana de Clubes 2022.