Sesi Franca Basquete já está garantido no Final 8. 123 Minas Tênis Clube e CR Flamengo têm grandes chances de também avançar
A última rodada da primeira fase da Basketball Champions League Americas (BCLA) 2022/2023, que ocorre entre os dias 03 e 09 de fevereiro, promete fortes emoções para os torcedores do Sesi Franca Basquete, CR Flamengo e 123 Minas Tênis Clube. As três equipes brasileiras na competição vivem situações diferentes em relação à classificação para a próxima fase. O representante francano já garantiu a primeira posição em sua chave, enquanto os mineiros e os cariocas têm chances de conseguir o mesmo.
Com a posição no Grupo D assegurada, o Sesi Franca Basquete vai para os confrontos contra o Obras Sanitárias, da Argentina, nesta sexta-feira (03 de fevereiro), às 19h, e Universidad Concepcíon, do Chile, no sábado (04 de fevereiro), no mesmo horário, no ginásio Municipal Pedro Morilla Fuentes (Pedrocão), em Franca (SP), buscando consolidar o bom momento e evoluir. Nas duas ‘janelas’ anteriores, o time do interior paulista teve aproveitamento de 100% com quatro vitórias em quatro jogos. O técnico Helinho Garcia comemora o desempenho, mas ressalta a importância de duas boas atuações em casa para o aprimoramento de sua equipe:
“Tivemos a felicidade e a competência de buscarmos quatro grandes vitórias, duas no Chile e duas na Argentina, mas independentemente de estarmos em primeiro lugar e classificados, o nosso foco está no crescimento. Queremos continuar melhorando em detalhes importantes para que possamos buscar os objetivos que temos pela frente. Nada melhor que termos dois grandes desafios em casa, diante da nossa torcida, para fazermos isso acontecer”, avalia o técnico da equipe campeã da Copa Super 8 e líder da temporada 2022/2023 do Novo Basquete Brasil (NBB).
Segundo colocado no Grupo B, que conta ainda com o Quimsa, da Argentina (1º), e Biguá, do Uruguai (3º), o 123 Minas Tênis Clube vai em busca da classificação para o Final 8 jogando fora de casa. Os minatenistas podem avançar na BCLA já nesta sexta-feira (03 de fevereiro), caso o Quimsa vença o Biguá na cidade argentina de Santiago del Estero. Neste caso, os argentinos garantirão a primeira posição da chave, eliminarão os uruguaios e automaticamente classificarão o 123 Minas em segundo lugar do grupo.
Caso o Biguá vença o Quimsa, o 123 Minas precisará vencer ao menos uma das duas partidas que disputar – sábado, às 21h, contra os uruguaios, e domingo, às 21h, contra os argentinos, para se classificar. Se o Quimsa perder suas duas partidas e o Minas vencer seus dois compromissos, o time brasileiro avançará em primeiro lugar na chave. O cenário que resultará em eliminação para o Minas na BCLA é o de duas derrotas nesta terceira ‘janela’.
“Temos uma importante missão agora pela Champions League na etapa da Argentina, que é avançar para as quartas de final. Para isso, temos que estar muito concentrados e consistentes nas partidas, pois enfrentaremos dois grandes adversários”, afirma o técnico Léo Costa”.
O CR Flamengo agora tem dois compromissos em Córdoba, na Argentina, para garantir a passagem à próxima fase e a manutenção da liderança do Grupo C. A classificação virá com uma vitória sobre o time da casa, Instituto, na segunda-feira (06 de fevereiro), às 18h, ou um triunfo sobre o Peñarol, do Uruguai, na terça-feira (07 de fevereiro), no mesmo horário. Caso vença o Peñarol, o Flamengo garante a posição atual na chave, independente dos demais resultados da rodada.
O time carioca pode se classificar em primeiro do grupo mesmo perdendo as duas partidas e o Instituto vencendo seus dois compromissos. Neste caso, haveria um empate triplo no grupo, mas o Flamengo possui boa vantagem no saldo de pontos. Se o Peñarol ganhar os dois jogos, o Rubro-Negro terminará a fase em segundo lugar e o time uruguaio em primeiro.