EC Pinheiros, São José Basketball e Mogi das Cruzes Basquete vencem na competição de aspirantes
A bola subiu para a edição 2023 da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), competição que acontece com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). Na quinta-feira (15 de junho), a rodada de abertura teve três jogos no ginásio Municipal Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP): EC Pinheiros 93 x 50 Bauru Basket/Avaré, CR Flamengo 68 x 97 São José Basketball e Mogi das Cruzes Basquete 69 x 56 Botafogo FR -RJ.
Nesta sexta-feira (16 de junho), outros três jogos movimentam a sede do Alto Tietê: as 15h, o Bauru Basket tenta a recuperação contra o São José Basketball; às 17h15, o Botafogo FR busca a primeira vitória contra o EC Pinheiros, e às 19h Mogi das Cruzes Basquete e CR Flamengo se enfrentam. Dando continuidade à primeira fase, nesta mesma data estreiam as equipes sediadas em Caxias do Sul (ginásio do Sesi). Às 14h30, o Thalia/Coritiba Monsters joga contra o AAB Joinville, às 16h45 o Pato Basquete enfrenta o EC União Corinthians e às 19h, o dono da casa, Caxias do Sul, encara o CETAF/Vilha Velha.
Além de Mogi e Caxias, os jogos da primeira etapa do torneio serão sediados no miniginásio do Parque São Jorge, em São Paulo (SP), sede do SC Corinthians Paulista, e no ginásio da ASCEB, em Brasília (DF), sede do Cerrado Basquete. A segunda fase acontecerá em São José do Campos (SP) e no Club Athletico Paulistano, em São Paulo (SP), entre os dias 20 e 26 de julho.