Primeira ‘janela’ terá jogos válidos pela Conferência Gerson Victalino
O Campeonato Brasileiro – 2021 começa nesta segunda-feira (08 de fevereiro), com a realização de três jogos, válidos pela Conferência Gerson Victalino. Esta ‘janela’ inicial será realizada no ginásio Rio Vermelho, em Goiânia (GO).
O jogo de abertura da competição envolve Basket Osasco-SP e Flamengo Blumenau-SC, às 14h (de Brasília).
“Vai ser um grande jogo nessa estreia, mas estamos focados em sair de lá com todas as vitórias e vamos batalhar bastante para sair com elas durante a primeira janela. Todos os times são bons, então vai ser um grande campeonato também”, relatou o armador Juliano Armani, do representante paulista.
“Tenho certeza que vai ser um jogo muito bom, pois começaremos o campeonato enfrentando uma equipe forte. Estou confiante no trabalho que fizemos nas últimas semanas e em todo o plano tático. Sabemos do peso que a camisa do Flamengo traz para nós e o quanto isso pode motivar os adversários; é importante mantermos o pé no chão e darmos nosso melhor jogo a jogo”, opinou o armador Cris Silva, do time catarinense.
O Anápolis Vultures-GO estreia enfrentando o Botafogo FR-RJ, às 17h (de Brasília).
“As expectativas são as melhores, é a nossa estreia em uma competição desse gabarito vem primeiro com motivação e orgulho de representar nossa cidade e nosso estado. Esperamos sempre almejar o ponto mais alto, porém sempre respeitando os adversários e aprendendo com eles, mas viemos a essa competição para quebrar paradigmas e mostrar que somos um elenco competitivo”, comentou Murilo Neves, ala do time anapolino e também um dos responsáveis pelo projeto.
“Desse primeiro adversário conheço apenas alguns atletas, o Alef e o Zé Carlos, que jogaram o Novo Basquete Brasil (NBB), os demais não tenho conhecimento, mas na hora iremos criar as regras que precisam ser criadas, defensivas e ofensivas para o momento; assim que vamos disputar o primeiro jogo. A minha equipe vem treinando há mais ou menos um mês bem e correspondendo bem as expectativas, com jogadores que vieram de vários lugares diferentes, com três mais experientes (Paulinho Boracini, Duda Machado e o Douglas), os demais são muito jovens. Jogo é jogo e treinamento é treinamento, por isso, vamos ver como eles se saem nessa estreia, devido a ansiedade e tudo aquilo que envolve um primeiro jogo, mas estão bem conscientes do papel que precisam desempenhar”, relatou João Batista Guia, técnico do Fogão.
Por fim, complementando a primeira rodada, o anfitrião Vila Nova/AEGB-GO encara o Blackstar/Unisociesc-SC, às 20h (de Brasília).
“Tivemos alguns problemas estruturais, que atrapalharam um pouco a nossa preparação, por isso, o desempenho nessa primeira janela será uma incógnita, vamos jogar na raça, ou seja, entrar em quadra e colocar o sangue e suor lá e deixar o que tiver que deixar lá. Iremos crescer com a sequência de jogos, bem como conhecer os adversários”, comentou o ex-jogador Diego da Silva, gestor do projeto da equipe goiana.
“Estamos bem ansiosos para essa primeira ‘janela’, apesar de não termos muito tempo de treino e de montarmos o time, mais ou menos, 15 dias antes desse primeiro jogo, estamos confiantes. Contamos com um grupo jovem, que pode carecer um pouco de experiência, mas certamente que irá compensar isso com bastante esforço; dedicação, velocidade de jogo e defesa agressiva. Espero que nesse primeiro jogo consigamos colocar em prática o que trabalhamos nesses 15 dias, a expectativa é boa e estamos animados e confiantes para essa estreia e também para a primeira ‘janela’”, completou Jonathan Cintra, técnico da equipe catarinense.
Forma de disputa
De acordo com o regulamento do Campeonato Brasileiro – 2021, na primeira fase, os times jogam dentro das suas Conferências (Gerson Victalino e Hélio Rubens Garcia) em turno e returno. Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam diretamente para as quartas-de-final. Os outros disputam a segunda fase para classificar mais quatro times para as quartas-de-final, que serão disputadas em melhor-de-três partidas (playoff). Por fim, os quatro classificados farão o Final Four, em sede única, para definir o campeão.
Já a primeira ‘janela’ da Conferência Hélio Rubens será realizada de 23 a 28 de fevereiro, em Ponta Grossa (PR). As agremiações são essas: o anfitrião NBPG/Ponta Grossa (PR), ADRM Maringá (PR), Londrina Basketball (PR), União Corinthians (RS), Basquete Joinville (SC) e AD Brusque (SC).