A primeira rodada do turno da Conferencia Hélio Rubens Garcia, na fase inicial do Campeonato Brasileiro Masculino – 2021, será disputada nesta terça-feira (23 de fevereiro), a partir das 14h (de Brasília), no ginásio de Esportes Borell Du Vernay, em Ponta Grossa (PR), com a realização de três jogos.
O duelo inaugural desta conferencia reúne o Brusque ARADEFE e o Londrina Basketball, às 14h (de Brasília).
“Nossa equipe reformulou 50% dos jogadores, garotos novos com potencial se juntaram a base com a experiência do Brasileiro passado, por isso, creio que o grupo vai desempenhar o que foi estabelecido nesse período de treinos. É o primeiro jogo da competição, é natural uma certa ansiedade por parte dos jogadores mais jovens, mas tenho ampla confiança na equipe e estaremos buscando a todo instante nos apresentarmos bem e manter a tradição do basquete brusquense em competições nacionais”, comentou o técnico Abdala Salomão, do Brusque.
“Time vem treinando há duas semanas, desde 2018 apostamos em equipes com jogadores jovens que querem aparecer no cenário nacional e foi isso que fizemos novamente; a média de idade da nossa equipe é 21 anos. Nessa primeira etapa vamos sentir muito o pouco tempo de treinamento, mas esperamos ser competitivos e com certeza daremos nosso melhor”, analisou João Victor Rodrigues, técnico da equipe londrinense.
Na sequência, o Stock Med/União Corinthians marca o seu retorno às competições nacionais enfrentando o Basquete Joinville, às 17h (de Brasília).
“A expectativa para a nossa estreia contra o time de Joinville é muito grande, estamos treinando há praticamente 40 dias, não conseguimos fazer nenhum amistoso preparatório, mas estamos muito motivados por poder voltar e estrear numa competição em nível nacional, envolvendo tantas equipes de renome. Teremos três baixas importantes nessa primeira etapa – Leonardo “Lelê” Jacon, Ralfi Ansaloni e Ícaro Parissoto –, que testaram positivo para o coronavírus e nos farão muita falta. Mesmo assim, estamos motivados e almejamos iniciar com o pé direito, conquistando o resultado positivo”, comentou Athos Calderaro, técnico do representante gaúcho.
“Acredito muito no grupo que montamos, conseguimos colocar atletas jovens, mas todos de qualidade, e trouxemos mais algumas peças para fortalecer a equipe com a experiência que necessitávamos, por isso, a expectativa é a melhor possível dentro que vínhamos trabalhando, demonstramos um crescimento muito grande dentro dos treinamentos; com isso, acredito que teremos um time muito competitivo em todos os jogos e mesmo com a chegada de alguns atletas a característica da equipe foi mantida, sem perder a identidade, já que a equipe sempre foi muito aguerrida e competitiva. Sabemos da qualidade do nosso adversário, que também tem uma equipe jovem, com alguns jogadores mais experientes e estamos cientes que este jogo será um divisor de águas, inclusive por confiança, por ser uma competição de tiro curto, então, além da parte técnica vai contar muito a parte física e temos que estar muito concentrados nesse primeiro jogo para iniciarmos a competição vencendo e, consequentemente, termos uma confiança maior durante o desenvolvimento da competição”, explicou o técnico Guilherme Roma, do representante catarinense.
E, complementando a primeira jornada, às 20h (de Brasília), o anfitrião NBPG/Ponta Grossa joga o clássico paranaense diante da ADRM Maringá.
“Nossas expectativas são as melhores, pois a equipe conseguiu fazer uma pré-temporada bem satisfatória, talvez tenhamos um desfalque, mas isso ainda não está confirmado. Esperamos fazer uma boa estreia dentro de casa, estamos cientes da qualidade da equipe de Maringá, seus valores individuais e o coletivo de uma equipe jovem, que vem mantendo a base há alguns anos, além da chegada de alguns reforços, como o Lucas e o Guapi, que são meninos que merecem uma atenção especial. Sabemos o que é preciso ser feito, agora temos que colocar isso dentro de quadra para iniciarmos a competição positivamente”, analisou Milos Alexander, técnico da equipe de Ponta Grossa.
“A expectativa é minha e da comissão técnica é que o time consiga produzir aquilo que vem treinando, como é um campeonato nacional, não estamos medindo, mesmo porque o nosso plantel é praticamente novo, com 70% dos atletas vindo de fora. Então, toda aquela rivalidade e situação de campeonato estadual acho que não vai ter; como disse, minha expectativa é que a minha equipe produza nos jogos tudo o que vem fazendo nos treinamentos”, comentou o técnico Jamison Silva, do time de Maringá.
Forma de disputa
De acordo com o regulamento, na fase inicial as equipes se enfrentam dentro das suas respectivas conferências, com jogos de turno e returno. As duas melhores de cada conferência avançam direto para as quartas-de-final. Os outros quatro duelam em jogo único levando em conta a classificação na primeira fase, cruzando as chaves, para definir os outros quatro classificados.
Nas quartas, os times de melhor campanha encaram os de pior campanha em melhor-de-três jogos, quando serão definidos os quatro melhores. Esses, se enfrentam em sistema de Final Four para definir o campeão brasileiro.