A primeira edição foi formalizada entre as duas ligas no dia 12 de março de 2010

Pinheiros enfrentou o Obras Sanitárias na final do Interligas 2011 / Foto: Luiz Pires/Divulgação
Pinheiros enfrentou o Obras Sanitárias na final do Interligas 2011 / Foto: Luiz Pires/Divulgação

O Torneio Interligas está de volta. Em mais uma parceria entre a Liga Nacional de Basquete e a La Liga Argentina, a competição internacional fará sua quarta edição na história.

A primeira fase da edição 2019 do Torneio Interligas acontecerá entre os dias 05 e 08 de setembro e será dividido em duas sedes: em Bauru, no Brasil, e Corrientes, na Argentina. A competição terá transmissão ao vivo e os direitos ainda estão em processo de negociação.

Separados em dois grupos, as equipes que participarão na etapa do Brasil, que acontecerá nos dias 05, 06 e 07 de setembro, serão: Sendi/Bauru Basket, Basquete Cearense, Boca Juniors (ARG) e La Unión Formosa (ARG).

Já no grupo com sede na Argentina, em Corrientes, que acontecerá nos dias 06, 07 e 08, as equipes participantes serão: Universo/Brasília, Pato Basquete, Regatas Corrientes (ARG) e Comunicaciones Mercedes (ARG).

A competição funcionará da seguinte maneira: os times se enfrentarão no sistema todos contra todos em seus grupos. Após o término das disputas, os primeiros colocados de cada chave se enfrentarão em final única, no dia 14 de setembro, no Brasil – a decisão somente acontecerá na Argentina no caso de duas equipes argentinas avançarem à final.

Retorno após seis anos
A competição teve a sua primeira edição ainda em 2010, após a parceria firmada entre os presidentes da Liga Nacional de Basquete e da La Liga Argentina.

Para Kouros Monadjemi, presidente em mandato da Liga Nacional de Basquete, o retorno da competição, após seis anos, era um sonho antigo.

“Era um sonho antigo voltar com o Torneio Interligas. É uma competição que demonstra todo o trabalho em conjunto entre a Liga Argentina e o NBB para o desenvolvimento do basquete na América do Sul. Para as equipes, é um intercâmbio valioso e que agrega ao trabalho de pré-temporada. É um torneio de muita expressão e que acirra uma rivalidade saudável entre o basquete de duas das maiores ligas do basquete sul-americano”, afirmou.

Histórico
A primeira edição foi formalizada entre as duas ligas no dia 12 de março de 2010. Com três torneios disputados até então (2010, 2011 e 2012), o título nunca veio para alguma equipe brasileira, que chegou nas três finais, mas nunca faturou o torneio.

Até aqui, oito times nacionais já disputaram ao menos uma vez o torneio; são eles: UniCEUB/Brasília (2010 e 2011), Flamengo (2010 e 2011), Franca Basquete (2010 e 2011), Minas Tênis Clube (2010), Pinheiros (2011 e 2012), Uberlândia (2012), Sendi/Bauru e Paulistano/Corpore (2012).

Parceria forte
Tanto a La Liga Argentina quanto a Liga Nacional de Basquete mantêm boas relações há um bom tempo. Prova disso é que, além do retorno do Torneio Interligas, ambas já realizaram projetos em conjunto nos últimos anos.

Nessa temporada, por exemplo, devido ao bom relacionamento entre as entidades, pelo segundo ano seguido aconteceu a disputa do Desafio Interligas, competição Sub-23 que reúne o campeão das Ligas de Desenvolvimento do Brasil e da La Liga Argentina.

Outro exemplo foi o intercâmbio entre as entidades no Jogo das Estrelas da última temporada do NBB, que contou com o inédito Desafio Interligas – Novas Estrelas. A parceria consistiu em um jogo entre os principais destaques Sub-23 de ambas as ligas, que aconteceu durante a maior festa do basquete brasileiro.

Agora, com o retorno do Torneio Interligas, a expectativa é que ambas entidades estreitem cada vez mais as relações.