Pato Basquete, Unifacisa, Fortaleza BC/CFO e o Ceisc/EC União Corinthians são os representantes brasileiros
O Torneio Interligas Adulto 2024 começa nesta quarta-feira (25 de setembro) com uma disputa acirrada entre brasileiros e argentinos em duas sedes na cidade de Corrientes, na Argentina.
Pelo Grupo A, no ginásio Fortín Rojinegro, Platense e Pato Basquete se enfrentam às 18h (de Brasília). Na sequência, às 21h, San Martin e Unifacisa entram em quadra. Pelo Grupo B, no ginásio Jorge Contte, Fortaleza BC/CFO e Peñarol de Mar Del Prata jogam às 19h (de Brasília), enquanto o anfitrião Regatas recebe o Ceisc/EC União Corinthians no último jogo do dia, às 21h30 (de Brasília). A sequência da tabela do Interligas Adulto será definida após os jogos da primeira rodada.
Os confrontos serão nos respectivos grupos, com cada equipe se posicionando para enfrentar o time de igual posição da chave contrária. Ou seja, os primeiros colocados de cada grupo avançam à decisão do título. Os segundos colocados vão disputar o terceiro lugar, enquanto os terceiros se enfrentam pela quinta colocação e os quartos brigam pelo sétimo lugar. A final acontece no domingo (29 de setembro).
“Estou muito animado por voltar ao Pato Basquete, porque me encontro em casa, na Argentina, para jogar mais um Torneio Interligas, e representar o Pato Basquete da melhor forma possível e toda torcida que espera por nós lá no Caldeirão. Muito feliz por iniciar uma nova temporada com objetivos claros de alcançar coisas melhores este ano”, afirmou José Santiago Materán, que fica à disposição do técnico Renan Gitiony no Pato Basquete após ser campeão venezuelano pelos Gladiadores de Anzoátegui.
O armador Seba Orresta, do Fortaleza Basquete Cearense/CFO, também está feliz em ter chance de jogar novamente em seu país. O argentino chegou ao Novo Basquete Brasil (NBB Caixa) na temporada 2023/2024. “Vamos enfrentar equipes fortes da Argentina e temos uma expectativa positiva. É um torneio de preparação, estamos em um período de treinos de pré-temporada, ainda estão faltando alguns jogadores, mas vamos com o objetivo de fazer um bom torneio”, disse o jogador.
O torneio será o primeiro teste para o Ceisc/EC União Corinthians, que reformulou o elenco para esta temporada. “Estamos treinando muito forte, se preparando para essa competição, que vai ser um grande preparativo para o NBB. Já podemos colocar em prática no Interligas o que estamos trabalhando nas últimas semanas. É um campeonato muito importante para nós e para a cidade pelo fato de ser internacional, uma competição de tiro curto e que podemos conquistar um título logo no começo da temporada e chegar com confiança”, afirmou o pivô Dikembe André. “O grupo está focado, fechado, todo mundo ajudando um ao outro, somos um time que está se fortalecendo cada dia mais. A expectativa da equipe está maravilhosa, todo mundo correndo. Vamos para cima nessa competição, para sair com o título e, consequentemente, jogar bem o NBB”, complementou.
“Estou feliz de voltar a Corrientes e estar aqui com a Unifacisa. Esse torneio vai ser muito importante para o nosso grupo. Foram muitos dias de preparação, estou com muita vontade de estar em quadra com meus companheiros”, disse o armador Matias Solanas, argentino que defendeu o San Martín, que será o rival da equipe de Campina Grande na primeira rodada.
O Interligas Adulto foi disputado pela primeira vez em 2010 e, desde então, foram realizadas quarto edições do torneio, sendo a última em 2023. As equipes da Argentina dominam a lista de campeões, tendo vencido em 2010 (Peñarol), 2011 (Obras Sanitárias), 2012 (Peñarol) e 2023 (Olímpico). A única conquista brasileira aconteceu com o Bauru Basket, em 2019.
Primeira rodada
18h – Platense x Pato Basquete – San Martín
19h – Fortaleza BC/CFO x Peñarol – Regatas
21h – San Martín x Unifacisa – San Martín
21h30 – Regatas x Ceisc/União Corinthians – Regatas
Todos no horário de Brasília (DF)