Lucas Dias foi eleito o Jogador Mais Valioso (MVP)
O Time André Góes brilhou mais que os outros. A equipe capitaneada pelo ala da Unifacisa conquistou o título do Jogo das Estrelas 2024, disputado no sábado (16 de março), no ginásio Estadual Geraldo José de Almeida (Ibirapuera), em São Paulo (SP), com uma vitória emocionante por 22 a 21 sobre o Time Márcio na decisão. No intervalo entre as semifinais e a final, ainda teve apresentação ao vivo do Exaltasamba.
Para chegar ao título, o Time André contou com uma tarde inspirada de Lucas Dias, que marcou 7 pontos na semifinal, 8 na decisão, acumulou um total de 18 de eficiência e foi eleito o Jogador Mais Valioso (MVP) do Jogo das Estrelas pela terceira vez na carreira. O ala-pivô do Sesi Franca já havia vencido o prêmio em 2021 e 2023.
Na primeira semifinal, as duas equipes de veteranos brasileiros se enfrentaram. No período inicial, que teve duração de seis minutos, o Time André Góes largou na frente com uma parcial de 23 a 17. Lucas Dias foi o destaque da equipe com 7 pontos e 100% de aproveitamento. Quem também mereceu destaque foi Paranhos, que deu um toco espetacular em Anderson Rodrigues. No segundo período, o Time André Góes apertou a defesa, chegou a abrir 13 pontos de vantagem e ficou com a vitória por 36 a 31.
O Time André Góes, dirigido por Léo Figueiró, teve pontuação bastante equilibrada. Vezaro foi o cestinha com 8 pontos, seguido de perto por Lucas Dias e Rafael Rachel, com 7 cada. No Time Elinho, comandado por Demétrius Ferracciú, três jogadores contribuíram com 6 pontos: Elinho, Alex e Cauê Borges.
O segundo duelo da tarde teve de um lado os melhores estrangeiros do Brasil no Time Larry Taylor e, do outro, as maiores promessas do país no Time Márcio. No primeiro período, a vitalidade dos jovens comandados por Bruno Porto fez a diferença, principalmente no lado defensivo, que permitiu apenas duas cestas dos adversários, fechando a parcial em 12 a 4. Na metade decisiva, o Time Márcio manteve a intensidade, segurou o ímpeto dos gringos e fechou a partida em 29 a 16.
O ataque das promessas do basquete foi bastante balanceado, com três cestinhas: Novaes, Zu Jr e Léo Cravero, todos com 5 pontos Sete dos oito jogadores da equipe anotaram pontos. Na equipe comandada por Léo Costa, o máximo anotador foi Isaac Thornton, também com 5 pontos.
Na decisão, o Time André Góes começou com tudo, principalmente devido à atuação de Lucas Dias. Apenas no primeiro período, o ala-pivô do Sesi Franca anotou 8 pontos, igualando quase sozinho a pontuação do adversário na etapa inicial, que terminou 17 a 11.
No segundo tempo, o Time Márcio retornou com outra disposição e iniciou o período com uma parcial de 6 a 0 para empatar a partida. Daí em diante, o equilíbrio permaneceu, sem que nenhuma equipe abrisse vantagem de mais de uma posse de bola. Com um ponto na frente e 13 segundos no placar, Rafael Rachel roubou a bola de Buiú e praticamente definiu a vitória do Time André Góes. O Time Márcio ainda teve a última tentativa com 1,6 segundo, mas Adyel não conseguiu converter o arremesso de seu lado da quadra.
Competições individuais:
Torneio de Enterradas: Zu Jr (Sesi Franca Basquete)
Torneio de três pontos: Trevor Gaskins (Unifacisa)
Torneio de Habilidades: Franco Baralle (Minas Tênis Clube)