SL Mandic Limeira Basket está confirmado e vai jogar a Copa São Paulo 2025
A grande novidade da Copa São Paulo Adulta Masculina 2025, que começa em março, é a presença do SL Mandic Limeira Basket, que vai debutar na competição. O projeto, encabeçado pelo ex-jogador Telmo Oliveira, o “Deus da Raça”, que detém uma história bonita no basquete nacional, especialmente o limeirense, está sendo iniciado com os pés no chão, mas a expectativa é alçar vôos maiores num futuro próximo, recolocando a cidade de Limeira de volta ao cenário do basquete.

“É o ressurgimento do basquete de Limeira, resgatando depois de dez anos de ausência a história bonita da modalidade na cidade”, destacou o ex-pivô. “A idéia do retorno foi do vereador Costa Júnior, que me fez o convite para montar a equipe, em principio jogaríamos os campeonatos da Federação Paulista no sub-15 e no sub-18. O deputado federal Mario Frias também está ao nosso lado nesse trabalho de reconstrução. Mas, pela questão de custos, optamos por montar a equipe sub-18 e sugeri que fosse criada também a equipe adulta, já estamos buscando justamente o resgate”, acrescentou Telmo, ciente das dificuldades de se criar uma equipe adulta.
“Formar uma equipe adulta é dispendioso, mas tenho jogadores que são de Limeira, ou seja, atletas que já haviam atuado pela extinta Winner, como o meu filho Leonardo ‘Lelê’ Jacon, que ajudou a impulsionar a criação desta equipe, o Renan Leichtweis, Matheus Pereira e Daniel ‘Alemão’ Castellar, além do Valter que foi meu atleta na base e jogou também no EC Pinheiros, entre outros. Então, como citei muitos atletas que irão jogar a Copa São Paulo conosco são de Limeira”, explicou Telmo.

A patrocinadora máster da equipe é a Faculdade São Leopoldo Mandic Limeira, que nasceu com a missão de oferecer cursos de qualidade e formar o melhor profissional da área da saúde. Além disso, o time limeirense já tem algumas parcerias, tais como o Instituto Evolução, comandada pelo Gregory Buck, que cuidará da preparação física dos atletas, realizando também todos os exames e análises.
Para esse primeiro compromisso oficial, o SL Mandic Limeira Basket, que tem uma fênix estampada em seu distintivo, que retrata justamente esse momento de ressurgimento, contará com elenco jovem. “O custo será bem baixo, pois os jogadores abraçaram o projeto pelo amor nesse primeiro momento. Desta forma, vamos iniciar jogando a Copa São Paulo no primeiro semestre e deveremos disputar o Campeonato Paulista da 1ª Divisão (Divisão de Acesso) no segundo. Para isso, já estamos treinando, buscando colocar os jogadores em forma e ver como será o nosso desempenho nesse primeiro desafio”, comentou o ex-pivô.

Com relação ao elenco sub-18, o ‘Deus da Raça’ sabe que foi montado em cima da hora, pois a maioria da garotada da idade já estava acertada com outras equipes. “Realizamos uma peneira e vamos jogar também esse campeonato. Para esse ano, a nossa meta é lutar para recolocar o basquete de Limeira em evidencia e reaparecer no cenário estadual para que no ano que vem seja bem melhor”, acrescentou Telmo.
Os times do SL Mandic Limeira Basket vêm treinando no tradicional ginásio Poliesportivo Fortunato “Vô” Lucato, em Limeira (SP). “O nosso objetivo agora é melhorar o condicionamento e entrosamento esperando o início dos dois campeonatos”, finalizou Telmo Oliveira.