Sob os olhares atentos de Alex Garcia e Marcelinho Machado, cerca de 80 meninos e meninas, de 6 a 16 anos, participaram do I NBA Basketball School Camp, o primeiro acampamento promovido pelo programa no país, que terminou na tarde desta sexta-feira (12 de julho), após três dias de treinos fortes e muita intensidade no Clube Alto dos Pinheiros, em São Paulo. Alex e Marcelinho, dois dos maiores nomes do basquete brasileiro, foram técnicos convidados do camp, que teve ainda a presença do americano Jeff Christensen, ex-técnico da NBA G-League, e de Daniel Soares, Diretor de Operações de Basquete da NBA para a América Latina. Sobrou elogios à garotada.
“Eles não têm medo de errar e mostraram uma vontade enorme de aprender. E não foram apenas eles que aprenderam, nós também porque é uma troca muito bacana. Gosto muito de estar com a molecada, de ajudar, ensinar, passar algumas dicas, e pretendo trabalhar com crianças quando parar de jogar”, afirmou Alex, que se prepara para a disputa de seu quinto Campeonato Mundial pela Seleção Brasileira, em agosto, na China.
“Tem menino aqui de Sergipe, do sul do país, do Mato Grosso… E você vê o quanto eles são dedicados no olhar, nas reações. Estavam sempre atentos a tudo. Lembrei de quando eu comecei no basquete, era muito diferente, e acompanhando essa garotada no dia a dia, vendo a maneira como a NBA aplica a metodologia, é algo realmente impressionante. Todos aproveitaram cada minuto do camp, se dedicaram ao máximo, foi uma experiência incrível para mim também”, disse Marcelinho, ex-capitão da Seleção Brasileira.
Jeff Christensen, que participou pela quarta vez de um camp no Brasil – antes, havia estado em Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS) e na capital paulista -, destacou a evolução dos atletas ao longo dos treinamentos.
“São meninos e meninas de idades diferentes, níveis diferentes de basquete, cidades diferentes… Mas com a mesma vontade, com a mesma alegria e com postura de atleta, de quem quer evoluir, quer melhorar o seu jogo. A evolução deles foi muito grande, isso tem muito a ver com a química do convívio, um ambiente leve, uma atmosfera muito legal”, falou o americano.
Todos os participantes do I NBA Basketball School Camp eram alunos do programa, lançado este ano no Brasil, e que já existe em países como Turquia, Grécia e Índia. O camp reuniu atletas de unidades de diversos estados do país, como Santa Catarina, Sergipe, Mato Grosso, São Paulo, entre outros. Além dos alunos, estiveram presentes também professores de núcleos licenciados. O NBA Basketball School já conta com 32 unidades em 23 cidades de 12 estados de quatro regiões do país, com cerca de 2.000 praticantes. A Think Sports é a agência parceira da liga na iniciativa.