Além das conquistas em quadra, projetos Sodiê Mesquita e OBEM Sodiê seguem atendendo 120 alunos
A temporada de 2022 da Sodiê Doces/Mesquita/LSB foi cheia de novidades. No ano passado, o time da Baixada Fluminense passou a utilizar a Arena Sodiê, novo ginásio da equipe, e apostou na chegada de jogadoras que estavam na Europa, como as gêmeas Maiara e Maísa, além da Isa Ramona, ala da Seleção Brasileira. Na fase de classificação da Liga de Basquete Feminino (LBF), a equipe mesquitense obteve seis vitórias, se classificando para os playoffs pelo segundo ano consecutivo.
“Foi, sem dúvida, uma temporada repleta de desafios a serem superados’’, conta Raphael Zaremba, treinador da Sodiê Mesquita.
Ano passado foi a temporada com o maior número de vitórias, a ala Thayná Silva foi escolhida como a MVP das Finais (Jogadora Mais Valiosa). Em 2022, Thayná bateu por duas vezes o recorde de eficiência de toda a Liga de Basquete Feminino (LBF), além de fazer 46 pontos no jogo contra a Pró-Esporte/Sorocaba no dia 29 de maio – maior pontuação de uma atleta na história da LBF.
“Estou feliz demais por mais uma vez fazer história. Eu agradeço muito pela confiança do nosso time. A gente se dedica todos os dias, estuda os adversários, monta a estratégia”, afirma Thayná Silva, duas vezes MVP da LBF.
A equipe também possui o projeto social chamado OBEM Sodiê, que tem o intuito de abraçar e acolher crianças e adolescentes de Mesquita e adjacências para apresentar o melhor do basquete. OBEM significa Oportunidade, Basquete, Educação e Mudança.
Desde 2019, a trajetória da LSB como instituição esportiva tem sido realizada com o incentivo da Sodiê Doces, e a transformação causada nos projetos da instituição é amplamente relevante para as pessoas diretamente envolvidas nele e para o basquete como um todo. Para Cleusa Maria da Silva, fundadora da Sodiê, projetos de apoio à cultura, aos esportes, bem-estar e sustentabilidade tem grande relevância social e educativa e devem estar sempre presentes no dia a dia dos empresários. “Vamos apoiar sempre causas como esta. O esporte transforma a vida das pessoas”.
Projeto
Criado pela Liga Super Basketball, o projeto possui em torno de 120 alunos e entende que o esporte é uma ferramenta que auxilia na educação, respeito e comprometimento dos alunos inscritos. “Os projetos Sodiê Mesquita e OBEM Sodiê, colocaram a cidade de Mesquita no cenário do Basquete Estadual e Nacional. E colocaram na vida das crianças e adolescentes da região, uma possibilidade de formação social por meio do esporte e com isso, consequentemente, mudar para melhor suas vidas”, avalia Guilherme Simões, sócio-diretor dos projetos.
Para 2023, será realizada mudança de nome para Sodiê Mesquita. “Sodiê” em homenagem ao patrocínio Master e “Mesquita”, referente a ‘casa’, localizada na Baixada Fluminense. “Para este ano, buscamos jogadoras novas com um excelente condicionamento físico, contratamos meninas que acreditamos que possam somar positivamente com as veteranas da equipe. Thailane Viana, Luana Kelly, Duda Autran, Beatriz, Bruna, Milena Nega, Ana Luiza são as novas contratadas. Além delas, temos o possível retorno de Thamara Freitas, campeã sul-americana, terceiro lugar no mundial sub-19 em 2011, que ficou dez anos parada por conta de lesões, e hoje tem a possibilidade de se recuperar fisicamente e jogar na mesma equipe que sua irmã, Thayná Silva. O nosso elenco é extremamente versátil, o que nos dá muitas opções. Temos tudo para fazer uma boa campanha e ter uma ótima temporada”, explica Zaremba.
Sodiê Doces
A Sodiê Doces, maior franquia de bolo do país, possui atualmente 350 lojas abertas no Brasil e duas unidades na cidade de Orlando, nos EUA. Em seu cardápio há mais de 80 variedades de sabores, uma linha Zero Açúcar, bolos caseiros e a versão vegana. Os bolos são elaborados à base de pão de ló, matéria-prima de primeiríssima qualidade e frutas frescas. Também fazem parte do cardápio os docinhos (tradicionais, finos, belgas e bombom), balas de coco e sua linha exclusiva de salgados (cuja sede fica em Boituva). Mensalmente a marca traz os Bolos do Mês, com dois sabores, que ganham desconto especial em todas as unidades.
A rede fechou 2022 com faturamento de 560 milhões de reais, registrando crescimento de 20,5% em comparação com 2021 (465 milhões de reais). Para 2023, a marca projeta abrir, ao menos, mais 30 unidades no território brasileiro.