A grande responsável pelo resultado foi a norte-americana Marquita Daniels

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

A Sodiê Doces/Mesquita/LSB RJ conquistou uma importante vitória fora de casa pela Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2021. No ginásio Costa Rodrigues, em São Luís (MA), a equipe carioca bateu o Sampaio Basquete por 68 a 53 (25 a 26 no primeiro tempo), neste sábado (17 de abril) e ofuscou a estreia de Débora Costa no time maranhense.

A grande responsável pelo resultado foi a norte-americana Marquita Daniels, cestinha da partida com 22 pontos. Cestinha da temporada, Thayná da Silva contribuiu com 18 pontos. Pelo Sampaio, a jovem armadora Luana Leite marcou 17 pontos. Gil Justino anunciou 13 pontos e Leticia Lisboa, 11 pontos. Armadora da seleção brasileira, Débora terminou seu primeiro jogo pelo tricolor maranhense com outros 11 pontos.

A vitória recolocou a Sodiê Doces/Mesquita/LSB RJ no topo da tabela, com sete pontos e três vitórias em quatro partidas (75% de aproveitamento). Já o campeão de 2019 segue sem vencer na temporada (duas derrotas em dois jogos), após também ter perdido na estreia. O revés foi o primeiro do tubarão em casa em quase dois anos.

O primeiro tempo foi equilibrado, terminando empatado nos primeiros dez minutos (14 a 14). No segundo quarto, ligeira vantagem da equipe da casa, que já contava com nove pontos de Luana Leite e foi para o intervalo com um ponto de vantagem (26 a 25).

Daniels, que retornou ao quinteto inicial carioca após ter ficado fora da derrota contra o Vera Cruz Campinas, fazia tudo para a Sodiê Doces/Mesquita/LSB, com roubadas de bola e 16 pontos logo na primeira etapa.

O equilíbrio entre as equipes era visto sobretudo nas defesas, que forçavam os erros adversários. No terceiro quarto, a tônica do jogo seguiu a mesma, com o Sampaio mantendo a liderança no placar – 44 a 42 ao fim de 30 minutos.

 

Foto: Matheus Marques/Divulgação

 

A vitória visitante se confirmou nos minutos finais. Maria Luisa, de três, abriu a primeira vantagem carioca no jogo (44 a 48), faltando sete minutos e meio para o final. Thayná cresceu no jogo, com tocos na defesa e bandejas no ataque. Ainda sentindo a baixa rotação, o Sampaio Basquete ainda esboçou uma reação, com a cestinha Luana, mas não teve forças para evitar o revés.

O jogo hoje foi desafiador, especialmente por termos perdido o último jogo e enfrentando agora uma equipe qualificada, com boas atletas. Acho que isso mostra quem somos e o que podemos fazer. Senti que eu tinha que tomar a iniciativa, principalmente depois que a Thayná teve problemas com faltas. Todo jogo é diferente e sempre temos uma pontuadora e líder diferente. Isso é o que mais gosto neste time – não dependemos apenas de uma jogadora. Todas somos capazes”, comentou Daniels.

“Hoje, no alto rendimento, dificilmente é possível jogar 40 minutos na mesma intensidade. Pecamos bastante no ataque, passamos cinco minutos sem pontuar e o time da LSB também, quando poderíamos abrir uma vantagem. A chegada da Débora foi muito importante para nossa equipe. Que essa derrota sirva de lição para melhoramos em todos os aspectos. O campeonato está começando e temos bastante a crescer”, analisou Gil Justino.

A Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2021 prossegue neste domingo (18 de abril), às 14h (de Brasília), com a partida isolada entre Vera Cruz/Campinas e Basketball Santo André/APABA, em Campinas (SP), com transmissão ao vivo pela TV Cultura.