O Sesi Franca Basquete conquistou a segunda vitória no Campeonato Paulista Masculino – 2019 ao derrotar a LSB/Flex, por 66 a 56 (31 a 15 no primeiro tempo), em jogo que deu sequência ao turno da fase inicial, disputado neste domingo (04 de agosto), no ginásio Municipal Doutor Gualberto Moreira, na cidade de Sorocaba (SP).
Nos dois quartos iniciais, as ações foram dominadas pela equipe francana, que contou com atuação destacada do ala/armador norte-americano David Jackson para comandar o marcador e desgarrar – 17 a 07 (primeiro quarto) e 14 a 08 (segundo quarto). Nos dois períodos finais, entretanto, a LSB/Flex conseguiu um rendimento melhor e equilibrou as ações, ficando em vantagem no terceiro e quarto períodos, mas sem conseguir a aproximação necessária – 14 a 17 (terceiro) e 24 a 21 (quarto).
Os destaques foram Leonardo Eltink (17 pontos e 06 rebotes) e o argentino Sebastian Tomasevich (11 pontos e 03 rebotes), pelo time da casa; o norte-americano David Jackson (24 pontos, 05 rebotes e 04 assistências) e Leonel Schattmann (16 pontos e 05 rebotes), em favor do visitante.
“A vantagem ter caído para dez pontos foi consequência da nossa defesa forte; no ataque ainda cometemos alguns erros. Não conseguimos sair com o resultado positivo, mas foi um bom jogo”, comentou o lateral Leonardo Eltink.
“É muito importante começar o campeonato com vitórias. Enfrentar a LSB/Flex é sempre complicado, mas conseguimos abrir vantagem e controlar o jogo ao longo dos 40 minutos. Mesmo com a ausência de alguns atletas [Hettsheimeir e Lucas Dias estão em preparação para a Copa do Mundo da China com a Seleção Brasileira e Parodi defende o Uruguai no Pan-americano], a equipe está ganhando padrão. Acredito que isso é o principal fator para conquistar os resultados. Temos uma ‘coluna vertebral’ muito consistente e os jogadores mais jovens estão entrando com confiança”, analisou Helinho Garcia, técnico do Sesi Franca.
Já o Bauru Basket conseguiu a recuperação ao superar a Unifae/São João, por 55 a 51 (24 a 19 no primeiro tempo), em duelo eletrizante, realizado no ginásio Municipal Panela de Pressão, na cidade de Bauru (SP). Os atletas mais efetivos foram o norte-americano Larry Taylor (14 pontos e 04 rebotes) e Emanuel Matias (12 pontos e 07 rebotes), pelo time da casa; Evander Pereira (14 pontos) e Mateus Alex (08 pontos e 02 rebotes), em favor do visitante.
Jogando como mandante, a equipe dirigida pelo técnico Demétrius Ferraciú começou em ritmo forte e pulou na frente já no quarto inicial (17 a 09). No segundo e no terceiro período, a o time visitante, dirigido pelo técnico Paulo Renor Jr, foi melhor e equilibrou as ações, deixando o duelo acirrado – 07 a 10 (segundo) e 10 a 15 (terceiro). Nos dez minutos finais, o Bauru Basket voltou a comandar o marcador para vencer a primeira no campeonato (21 a 17).
“Importante lutar quando você não joga bem, mais ainda vencendo o jogo desta maneira, contra um adversário aguerrido, que correu bastante ao longo dos 40 minutos. É bom passar uma dificuldade dessa, respirar e depois sobreviver”, analisou Demétrius Ferraciú, técnico do Bauru Basket.
“Tivemos um pouco de ansiedade no final, deveríamos ter segurado mais o jogo e acalmado mais as jogadas no finalzinho, mas é isso, campeonato forte e estamos nos acostumando com o ritmo, tanto é que fomos bem melhores que na primeira partida. Vamos buscar a vitória no próximo jogo, pois a competição está nivelada e a nossa equipe vem trabalhando forte nos treinamentos”, analisou o ala Alisson Cruz, da Unifae/São João.
O Campeonato Paulista Masculino – 2019 prossegue nesta segunda-feira (05 de agosto), com o duelo isolado entre Paulistano/Corpore e Renata/Rio Claro, às 19h30 (de Brasília), no ginásio Antonio Prado Junior (CA Paulistano), em São Paulo (SP). O tradicional duelo estadual terá transmissão ao vivo pela TV FPB, através do Canal Oficial da GCS Sports no Youtube.