CA Paulistano se reabilita na competição nacional
O Novo Basquete Brasil (NBB) 2022/2023 seguiu nesta segunda-feira (24 de outubro), com a realização de três jogos, válidos pelo turno a fase inicial. O Sesi Franca Basquete e o EC Pinheiros mantiveram o 100% de aproveitamento, enquanto o CA Paulistano se reabilitou.
O Sesi Franca Basquete-SP manteve a invencibilidade ao derrotar o 123 Minas Tênis Clube-MG, em grande jogo, decidido no prolongamento, por 94 a 92 (81 a 81 no tempo normal e 48 a 42 no primeiro tempo), mesmo atuando na Arena UniBH, em Belo Horizonte (MG). E foi um duelo equilibrado e movimentado, com os dois times lutando pelo resultado positivo e proporcionando alternâncias no comando do placar. A partida começou igual, o 123 Minas Tênis Clube pulou à frente, mas o Sesi Franca Basquete buscou a recuperação no segundo tempo e deixou tudo igual. No tempo extra, o representante paulista foi ligeiramente melhor e venceu – 20 a 20 (primeiro quarto), 22 a 28 (segundo quarto), 21 a 17 (terceiro quarto), 18 a 16 (quarto final) e 13 a 11 (tempo extra).
Os atletas mais efetivos foram Wesley Castro (26 pontos, 09 rebotes e 03 assistências) e Alexey Carvalho (14 pontos, 03 rebotes e 09 assistências), pelo 123 Minas Tênis Clube; Lucas Mariano (20 pontos e 06 rebotes) e Georginho de Paula (18 pontos, 12 rebotes e 13 assistências – triple-double), em favor do Sesi Franca Basquete.
“Foi um excelente jogo, contra uma excelente equipe, decidido no final, na prorrogação. Um jogo muito difícil, pecamos em alguns detalhes o final, mas também tivemos a nossa qualidade. Tivemos a última bola para ganhar o jogo. Mas isso é o basquete. Precisamos tirar boas coisas disso para termos uma boa sequência no campeonato”, avaliou o pivô Wesley Castro, do 123 Minas Tênis Clube.
Com este resultado, o Sesi Franca Basquete contabiliza três vitórias e está entre os líderes do campeonato. Já o 123 Minas Tênis Clube ocupa a 12ª colocação, com uma vitória e três derrotas.
O EC Pinheiros deu sequência ao bom momento e a campanha perfeita ao bater o BRB/Brasília, por 71 a 68 (30 a 30 no primeiro tempo), mesmo jogando na Arena BRB Nilson Nelson, em Brasília (DF). O jogo foi de alternâncias, bom e de muito equilibro, prova disso é que o primeiro tempo terminou igual. No segundo tempo, cada equipe dominou um dos dois períodos, mas o representante paulista foi um pouco mais eficiente quando esteve na frente e venceu outra no campeonato – 15 a 14 (primeiro quarto), 15 a 16 (segundo quarto), 20 a 12 (terceiro quarto) e 21 a 26 (quarto final).
Os principais nomes da partida foram Ricardo “The Killer” Fischer (18 pontos, 05 rebotes e 03 assistências) e Du Sommer (14 pontos e 04 rebotes), pelo BRB/Brasília; Rafael Munford (25 pontos e 15 rebotes – double-double), Jonas Buffat (10 pontos e 05 rebotes) e Dikembe Silva (10 pontos, 17 rebotes e 04 assistências – double-double), em favor do EC Pinheiros.
“Foram duas vitórias de um time com apenas 22.8 anos e média de idade, o que demonstra o caráter do grupo. Sabemos que as vitórias são importantes, mas não viemos só atrás delas. Nesses dois jogos, conquistamos muito mais”, comentou David Pelosini, técnico do EC Pinheiros, sobre os jogos no Distrito Federal.
“Tivemos muitas adversidades na partida, mas mesmo assim foi muito bom para nós. Fizemos um primeiro tempo ruim, mas depois conseguimos dominar os rebotes, com muita energia defensiva na segunda etapa. Foi uma vitória de luta e de união”, complementou o ala Rafael Munford, também do representante paulista.
Com três vitórias, o EC Pinheiros também é um dos ponteiros do campeonato. O BRB/Brasília aparece no nono lugar, com uma vitória e duas derrotas.
O CA Paulistano conseguiu a primeira vitória na competição ao suplantar o Pato Basquete, por 76 a 69 (37 a 36 no primeiro tempo), no ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim (EC Pinheiros), em São Paulo (SP). O jogo foi bastante equilibrado, com o time da casa conseguindo a vantagem mínima no primeiro tempo e crescendo de produção na volta do intervalo, o que permitiu fugir um pouco no placar. Nos dez minutos finais, a igualdade prevaleceu e o CA Paulistano garantiu o resultado positivo – 20 a 15 (primeiro quarto), 17 a 21 (segundo quarto), 15 a 09 (terceiro quarto) e 15 a 15 (quarto final).
Os destaques foram Vinícius Ferreira (14 pontos e 04 assistências) e Adyel Borges (13 pontos, 05 rebotes e 05 assistências), pelo CA Paulistano; o colombiano Romário Roque (25 pontos e 04 rebotes) e Jonatan de Oliveira (12 pontos e 03 rebotes), em favor do Pato Basquete.
“Importante, pois foi a nossa primeira vitória no campeonato. Apesar de ser com o nosso mando, atuamos fora, no ginásio do EC Pinheiros, já que a nossa casa está sediando a competição de outra modalidade esportiva. Foi uma ótima vitória, de superação, num jogo duro e que tivemos que nos unir bastante para conseguir o resultado favorável. E que seja o primeiro de uma série para nos dar moral e confiança para buscarmos mais vitórias, ainda mais na sequência que temos fora de casa”, relatou o técnico Demétrius Ferraciú, do CA Paulistano.
Na classificação geral, o CA Paulistano está posicionado no 13º lugar, com uma vitória e três derrotas. Já o Pato Basquete ocupa a 17ª posição, com três derrotas.
O turno da fase inicial do Novo Basquete Brasil (NBB) 2022/2023 tem sequência nesta terça-feira (25 de outubro), com dois jogos: CR Flamengo x Fortaleza/Basquete Cearense, às 19h30 (de Brasília), no ginásio Gilberto Cardosos (Maracanãzinho), no Rio de Janeiro (RJ), e SC Corinthians Paulista Rio Claro Basquete, ás 20h (de Brasília), no ginásio Poliesportivo Wlamir Marques (Parque São Jorge), em São Paulo (SP).