O Sesi Franca Basquete é o primeiro finalista do Novo Basquete Brasil (NBB CAIXA) – 2018/2019. O time comandado pelo técnico Helinho Garcia garantiu presença na decisão ao derrotar o Mogi das Cruzes/Helbor, na noite de sexta-feira (10 de maio), por 108 a 100 (60 a 48 no primeiro tempo), em jogo válida pela terceira rodada da série melhor-de-cinco do playoff – semifinal, disputado no ginásio Municipal Pedro Murilla Fuentes (Pedrocão), em Franca (SP).
O jogo foi marcado pelo forte poderio ofensivo das duas equipes. No primeiro tempo, o domínio foi do time da casa, que foi um pouco melhor nos dois quartos iniciais e conseguiu abrir vantagem no marcador – 30 a 24 (primeiro) e 30 a 24 (segundo).
Nos dois períodos finais, a equipe visitante conseguiu comandar o marcador, mas com vantagens pequenas, que não foram suficientes para permitir a aproximação, que possibilitaria uma virada. O representante francano controlou muito bem a tentativa de recuperação da agremiação mogiana.
Os principais nomes da partida foram Lucas Dias (24 pontos), o norte-americano David Jackson (14 pontos, 04 rebotes e 04 assistências) e Jimmy Dreher (14 pontos), pelo time da casa; Gui Deodato (26 pontos e 09 rebotes), o norte-americano Shamell (22 pontos, 05 rebotes e 06 assistências) e JP Batista (22 pontos, 11 rebotes e 04 assistências – double-double), em favor do visitante.
“É sensacional voltar a uma final. Isso acontece depois de muito trabalho, muito engajamento. É um time que conseguiu entender muito bem a importância dos conceitos que temos no dia a dia aqui em Franca. São jogadores que eu tenho muita motivação em trabalhar e confiança em colocar todos, principalmente pelo trabalho que realizamos diariamente com muito prazer. Isso nos motiva e nos dá confiança, acima de tudo mostra que temos condições de buscar o título”, afirmou Helinho.
“Tenho que agradecer minha equipe, estamos de parabéns. O time conseguiu me achar durante o jogo todo. Acredito muito em todos meus companheiros, não importa se eu fui o cestinha ou não, mas sim que a equipe está totalmente junta. Eles aproveitaram meu bom momento e souberam me explorar. Tudo que estou conquistando agora não é só meu, mas deles também”, afirmou Lucas Dias, destaque do time francano na série semifinal.
“Claro que não era o resultado que a gente esperava. Viemos para Franca para vencer e jogamos de igual para igual com uma equipe fortíssima, candidata ao título desde o início do campeonato. Tentamos várias variações defensivas para conter o volume deles e o aproveitamento de três pontos e dois pontos, que estavam altíssimos hoje, mais do que no jogo 02. Essas variações defensivas não foram suficientes para segurar o ímpeto deles. Não conseguimos dominar o ritmo do jogo, que ficou sempre com eles. Eles sempre à frente e nós tentando recuperar o placar. Encostamos no segundo tempo, mas não foi o suficiente para vencer”, comentou o técnico interino Cadum Guimarães, do Mogi das Cruzes/Helbor.
Na decisão, o Sesi Franca Basquete vai enfrentar o vencedor da outra série semifinal, que reúne CR Flamengo e Botafogo FR. O Rubro Negro está em vantagem (2 a 0) e se garante na grande final com mais um resultado positivo.