Depois de mais de dois meses longe, Dragão recebe o Universo/Vitória no ginásio Panela de Pressão

Duda Machado (com a bola) fará sua estreia no Panela / Foto: Victor Lira-Bauru Basket
Duda Machado (com a bola) fará sua estreia no Panela / Foto: Victor Lira-Bauru Basket

Oitenta dias depois, o Sendi/Bauru Basket volta à sua casa. Nesta segunda-feira (08 de janeiro), às 20h00 (de Brasília), o atual campeão brasileiro se reencontra com o ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), quando recebe o Universo/Vitória pelo primeiro turno da 10ª edição do Novo Basquete Brasil (NBB CAIXA) – 2017/2018. Esta será a 12ª partida do time bauruense, que acumula sete vitórias e quatro derrotas, estando na sexta posição.

A partida é a primeira do Dragão em seus domínios nesta décima edição do campeonato nacional. Punido pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) por incidentes nas finais da última temporada, o Sendi/Bauru teve que atuar seus quatro primeiros jogos como mandante longe de casa. Por isso, os duelos contra Paulistano, Campo Mourão, Flamengo e Minas foram realizados, respectivamente, em São Paulo, Lençóis Paulista e São Carlos.

Para o pivô Rafael Hettsheimeir, destaque na vitória contra o Botafogo na última quinta-feira com 24 pontos, voltar a jogar em casa é um dos trunfos do time para uma arrancada no NBB. “Nós sabemos como é bom e importante jogar em casa, com o apoio de nosso torcedor. Estaremos ainda mais motivados para encontrar nossa torcida”, disse o camisa 30.

Capitão da equipe, o ala Alex Garcia reforça a importância de jogar no Panela diante de um adversário que vem evoluindo na competição. “O Vitória fez uma boa partida contra o Franca jogando fora de casa, tem armadores rápidos, como o Dawkins, e bons pivôs que jogam forte. Por isso mesmo será um diferencial poder voltar a jogar em casa. Nossa torcida faz a diferença”, analisa o Brabo lembrando que a última vez que o time bauruense jogou em seu ginásio foi no dia 19 de outubro, quando foi superado pelo Franca na semifinal do Campeonato Paulista.

Estreia
O duelo contra o Universo/Vitória marca também a estreia do ala/armador Duda Machado com a camisa do Sendi/Bauru no ginásio Panela de Pressão. “É um momento de ansiedade, pois já estive do outro lado e sei que encarar Bauru no Panela de Pressão é muito mais complicado. Certamente será um momento diferente poder entrar no ginásio que treinamos e com a torcida apoiando”, diz o camisa 3 que chegou ao Dragão quatro dias depois do último jogo no Panela.

Outro que terá o primeiro contato com o torcedor bauruense no Panela será o ala lituano Osvaldas Matulionis. Com dores no pé esquerdo, ele ficou fora do jogo contra o Botafogo-RJ e será novamente reavaliado antes do confronto desta segunda-feira.

Único desfalque certo para o jogo é o ala/armador Gui Santos, que rompeu o LCA (ligamento cruzado anterior) do joelho direito e só deve voltar a treinar em nove meses. Já o pivô Maikão, recuperado da fratura no dedo esquerdo, pode ser opção para ser relacionado para o jogo.

O técnico Demétrius Ferraccciú também comemorou o fato de atuar na Panela novamente. “Esperamos uma partida muito complicada, pois o Vitória é um time muito bem treinado pelo Régis (Marrelli, técnico do time baiano). Nossa dobra (de marcação) vai ter que encaixar bem e nossa rotação defensiva precisa funcionar contra um time bem entrosado. O fato de jogar em casa é muito positivo, pois nosso time sofreu tendo que atuar longe de onde treinamos, de onde temos pontos de referência e, claro, onde contamos com a nossa torcida empurrando e incentivando”, analisa o técnico.