As disputas masculina e feminina ocorrem em Yucatán, no México
As Seleções Brasileiras conheceram, nesta quinta-feira (27 de abril), os caminhos na fase inicial da FIBA U16 AmeriCup 2023, com a realização do sorteio dos grupos das competições masculina e feminina. As duas disputas ocorrem em Yucatán, no México.
O conjunto masculino, campeão do Sul-americano Sub-15, integra o Grupo B, ao lado de Uruguai, República Dominicana e Canadá. O Grupo A conta com o anfitrião México, Porto Rico, Argentina e Estados Unidos. A competição será jogada de 05 a 11 de junho.
O técnico Bruno Porto ainda não divulgou a relação dos atletas convocados.
Já o selecionado feminino aparece no Grupo B, ao lado de República Dominicana, Argentina e Canadá. O Grupo A é composto pelo anfitrião México, Estados Unidos, Porto Rico e Colômbia. A competição será disputada entre os dias 13 e 19 de junho.
A técnica Luciana Thomazini já divulgou a lista das jogadoras convocadas.
Os dois campeonatos classificam os quatro melhores selecionados para o Campeonato Mundial Sub-17 2024
Forma de disputa
As duas competições terão o mesmo sistema de disputa. Na fase inicial as nações jogam entre si, dentro dos respectivos grupos e em turno único, apurando a classificação do 1º ao 4º lugar de cada um deles. Após isso, ocorre a primeira etapa eliminatória, quartas-de-final, com estes cruzamentos: 1º colocado do Grupo A x 4º colocado do Grupo B, 2º colocado do Grupo A x 3º colocado do Grupo B, 3º colocado do Grupo A x 2º colocado do Grupo B e 4º colocado do Grupo A x 1º colocado do Grupo B.
Os vencedores se qualificam para a fase semifinal. Posteriormente, ocorre a grande final.