Equipes nacionais viajam para os Estados Unidos, local de disputa da FIBA 3×3 AmeriCup 2022

As Seleções Brasileiras de Basquete 3×3 encerraram a preparação para disputar a FIBA 3×3 AmeriCup 2022, que ocorre de 04 a 06 de novembro, na FTX Arena, em Miami (EUA). Após o trabalho intenso de preparação no Rio de Janeiro (RJ), os elencos viajam para o local da competição nesta quarta-feira (02 de novembro).

O selecionado brasileiro feminino terá que disputar o qualificatório e garantir uma vaga na fase de grupos. Seu primeiro desafio ocorre no dia 05 de novembro (sábado), às 10h25 (de Brasília), contra Barbados. No mesmo dia, a equipe nacional fecha essa disputa diante de Trinidad e Tobago, às 11h15 (de Brasília).

Os grupos da competição feminina são esses:

Grupo A: Estados Unidos, Guiana e Colômbia
Grupo B: Canadá, Guatemala e uma seleção vinda do qualificatório
Grupo C: Chile, Argentina e Jamaica
Grupo D: República Dominicana, Porto Rico e uma seleção vinda do qualificatório

Já o conjunto masculino estreia diretamente na fase de grupos, também no dia 05 de novembro (sábado), contra a Guatemala, às 14h45 (de Brasília). Nesta mesma data enfrenta ainda os Estados Unidos, às 18h05 (de Brasília).

“A expectativa é a melhor possível em busca desse título. Fizemos uma bela campanha na Copa América do ano passado, estamos em busca do lugar mais alto do pódio. O objetivo da equipe é entregar o melhor resultado. A equipe está bem preparada para esse desafio, além de todas nós estarmos muito confiantes em trazer esse ouro”, comentou a jogadora Vitória Marcelino.

Os grupos da competição masculina são esses:

Grupo A: Estados Unidos, Brasil e Guatemala
Grupo B: Porto Rico, Argentina e Trinidad e Tobago
Grupo C: Canadá, México e uma equipe seleção do qualificatório
Grupo D: República Dominicana, Chile e uma seleção vinda do qualificatório

“A preparação já está sendo a mais longa deste ano e isso é muito importante para acertarmos detalhes. Estamos vindo de um ótimo resultado em Assunção, com o ouro nos dois naipes. A Copa América fecha nosso calendário deste ano e sabemos de como é essencial um resultado que nos ofereça uma vaga na Copa do Mundo do ano que vem. Degrau a degrau vamos trabalhando para chegar ao nosso propósito, Paris 2024, e o torneio desta semana é um desses desafios. Vamos pôr mais história para o 3×3 brasileiro”, completou o jogador Willliam Weiheirmann.

 

Foto: Divulgação/CBB

 

De acordo com o regulamento, na fase inicial as equipes jogam dentro de suas respectivas chaves, em turno único, e os dois melhores de cada grupo avançam para as quartas-de-final, que é a primeira etapa eliminatória. Na sequência ocorrem a semifinal e a grande final. O campeão continental garante vaga no FIBA 3×3 World Cup 2023 – caso o primeiro colocado já esteja classificado pelo ranking da Federação Internacional de Basketball (FIBA), a vaga ficará com o vice-campeão.

Convocação

Feminino: Lays das Silva (AD Santo André), Vanessa “Sassa” Gonçalves (AD Santo André), Vitória Marcelino (Sesi Araraquara), Luana Batista (Unisociesc/Blumenau), Gabriela Guimarães (Vera Cruz/Campinas) e Leila Zabani (Unisociesc/Blumenau)

Masculino: André Ferros (São Paulo DC), Jonatas Mello (São Paulo DC), Lucas Henrique Nogueira (São Paulo DC), Willliam Weiheirmann (Academia do Esporte), Leonardo de Souza Branquinho (Academia do Esporte) e Renato Scholz (Academia do Esporte)

Comissão Técnica: Francisco das Chagas Oliveira (chefe de equipe), Luca Carvalho (treinador masculino), Rafaela Bauerfeldt (treinadora feminino), Thiago De Sordi (preparador físico), Felipe Alexandre Porto (assistente técnico), Thiago Rodolpho Ramalho (chefe do departamento de fisioterapia) e Wagner Felipe Campos (fisioterapia)