Equipe comandada pelo técnico Luca Ramirez se prepara para Copa do Mundo da categoria
A Seleção Brasileira Sub-18 Masculina de Basquete 3×3 iniciou na segunda-feira (16 de agosto), os trabalhos visando à Copa do Mundo de Debrecen, na Hungria. O Brasil treina até o dia 21 de agosto, na Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), no Rio de Janeiro (RJ), sob o comando do técnico Luca Ramirez.
A convocação aconteceu em 21 de julho e veio após a realização de três camps de observação nas cidades de Florianópolis (SC), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ). Dos oito chamados, quatro atletas viajam para a Hungria. O time treina com Allison Wilhelms (Novo Basquete Itajaí), Matheus Gueiros (Tijuca Tênis Clube), Giovane Marques (Grajaú Tênis Clube), Lucas Andrade (Botafogo FR), Victor Hugo Roussenq (Campinas Basquete Clube), Daniel Moreira Oliveira (Esporte Clube Pinheiros), José Santana (Esporte Clube Pinheiros) e Marcos Arambasic (Esporte Clube Pinheiros).
“É muito difícil prever como estarão as equipes na categoria sub-18, ainda mais em um cenário pós-pandemia. Mas o nosso objetivo é sempre voltado no desenvolvimento da modalidade, ainda mais nas categorias de base. Por isso é importante o retorno das competições internacionais, ainda mais pensando que teremos uma Copa América sub-17 este ano, e nosso time é uma mecla de atletas sub-17 e sub-18. Isso mostra que o nosso trabalho é feito penso a médio, longo prazo”, comentou Luca Ramirez, técnico do Brasil.
Na fase inicial, o Brasil está no Grupo A, ao lado de Cazaquistão, França, Ucrânia e Indonésia. O Grupo B conta com Rússia, República Dominicana, Lituânia, Hungria e Mongólia. A Chave C: Egito, Belarus, Alemanha, Romênia e Israel. E, por fim, a Chave D tem Estônia, Letônia, Eslovênia, Sri Lanka e Estados Unidos.
“Estamos com a mesma estrutura do Pré-olímpico masculino, na EsEFEx, treinando duas vezes por dia e nos preparando da melhor forma para ter condição de competição. Agradecendo sempre o apoio da Escola de Educação Física do Exército e ao Comitê Olímpico do Brasil, nossos dois parceiros nessa empreitada”, explicou Francisco Oliveira, gerente de Desenvolvimento do 3×3 na CBB.
Pela fórmula de disputa, o Brasil joga dentro do seu grupo e os dois melhores de cada chave avançam para as quartas de final, no dia 28 de agosto. A semifinal e final acontecem no dia 29 de agosto.
Jogos
24 de agosto: 14h – Brasil x Indonésia (14h) e Brasil x Cazaquistão (16h50)
26 de agosto: Brasil x Ucrânia (13h30) e Brasil x França (15h20)
28 de agosto – Quartas de final: 11h05, 11h30, 12h55 e 13h20
29 de agosto – Semifinal e final: 12h05, 12h30, 14h15 e 20h30
(*) Horário de Brasília
Os jogos terão transmissão ao vivo pelo YouTube da Federação Internacional de Basketball (FIBA).