Derrota para República Dominicana tirou o Brasil da Copa do Mundo Sub-17
A Seleção Brasileira Sub-16 Masculina foi superada pela República Dominicana, nesta sexta-feira (27 de agosto), por 74 a 66 (36 a 36 no primeiro tempo), em jogo válido pelas quartas-de-final da Copa América da categoria, disputado no ginásio USBI, na cidade de Xalapa, México. Com este resultado, o selecionado nacional, além de ficar fora da disputa pelo título, não obteve também vaga na Copa do Mundo Sub-17.
E o Brasil começou bem o jogo, fazendo um bom primeiro tempo, quando liderou o quarto inicial e ficou ligeiramente atrás no segundo. Com isso, ficou tudo igual nos primeiros 20 minutos – 16 a 19 (primeiro quarto) e 20 a 17 (segundo quarto).
No segundo tempo, a equipe comandada pela técnica Thelma Tavernari se mostrou desgastada e não conseguiu manter o ritmo. Aí, o conjunto dominicano aproveitou para crescer e assumir o comando do marcador, abrindo vantagem no quarto final para vencer e seguir em frente na competição – 15 a 13 (terceiro quarto) e 23 a 17 (quarto final).
Os destaques foram Eduardo Klafke (12 pontos, 03 rebotes e 03 assistências) e Lucas Moreira (11 pontos), pela equipe sul-americana; Danny Carbuccia (21 pontos e 06 assistências) e Yeison Liberato (21 pontos e 07 rebotes), em favor do time centro-americano.
O Brasil, na primeira fase, ficou na terceira colocação do Grupo A, com três derrotas (Argentina, Canadá e República Dominicana) e uma vitória (México). O time nacional agora disputa do quinto ao oitavo lugar.