Equipe comandada pelo técnico Bruno Porto embarca para Buenos Aires, local do Campeonato Sul-americano
A comissão técnica da Seleção Brasileira Masculina Sub-15 definiu os 12 atletas que viajam para a disputa do Campeonato Sul-americano 2022 da categoria, que será realizado em Buenos Aires, entre os dias 16 e 20 de novembro. O Brasil embarca nesta segunda (14 de novembro), saindo do SportVille Centro de Treinamento, em Barueri (SP), direto para a capital argentina.
O técnico Bruno Porto terá três armadores e cinco alas, apostando na força e polivalência dos alas/pivôs. O Sul-americano classifica três nações para a FIBA AmeriCup U16 em 2023.
“Acredito que conseguimos fazer um bom processo avaliativo dos atletas, é uma geração que teve a oportunidade de fazer um bom número de jogos e treinamentos nos últimos 11 meses, com o CBI Sub-14 no ano passado, CBI Sub-15 neste ano, campeonatos estaduais, Youth Development Program durante a AmeriCup em Recife, a realização pela Confederação do Camp Sub-15 no início deste mês. Isso consequentemente nos permitiu criar uma grande base de dados dos atletas nascidos em 2007 e 2008. É um processo feito por muitas mãos e que exige muito cuidado, pois são jovens atletas e que futuramente serão os grandes responsáveis por representar o basquete brasileiro na seleção principal e nos clubes”, disse Porto.
Na fase inicial, o Brasil integra o Grupo A, ao lado do Chile, Paraguai e da Colômbia. O Grupo B conta com Uruguai, Argentina, Bolívia e Equador.
A estreia do selecionado nacional será contra a Colômbia, no dia 16. Já no dia 17, a equipe brasileira encara o Paraguai. E, o Brasil fecha a primeira fase no dia 18, diante do Chile. A semifinal será disputada no dia 19, enquanto a final acontece no dia 20.
Seleção Brasileira
Armadores: Pedro Rodrigues (Torrejon-ESP), Matheus Monteiro (Fluminense FC-RJ) e Lucca Boracina (EC Pinheiros-SP)
Alas: Gabriel Teodoro (SC Corinthians Paulista-SP), Francesco Borio (Clube Curitibano-PR), Pedro Pastre (Clube Campineiro de Regatas e Natação/Akdmia-SP), Mathias Alessanco (SC Corinthians Paulista-SP) e Nicolas Csonka (Ginástico Clube-MG)
Alas/Pivôs: Augusto Toledo (SE Palmeiras-SP) e Lucas Emanuel (CR Flamengo-RJ)
Pivôs: Fabrício César (CA Paulistano-SP) e Danilo Fortunato (Sesi Franca Basquete-SP)
Comissão Técnica: Marcelo Sousa (diretor executivo), Diego Jeleilate (diretor do naipe masculino), Guilherme Lotufo (líder da delegação), Bruno Porto Prado e Silva (técnico), Fabrício Freire Rocha Fernandes (auxiliar-técnico), Felipe de Souza Tinoco (preparador físico), Andressa Rafaeli Viecelli (fisioterapeuta) e Pedro Victor Rodrigues de Paula Gomes (médico)