Técnica Luciana Thomazini definiu o grupo que jogará a competição no Chile
A Seleção Brasileira Sub-15 Feminina está definida para disputar o Campeonato Sul-americano 2022 da categoria, que ocorre entre os dias 23 e 27 de novembro, em Santiago, no Chile. A técnica Luciana Thomazini definiu a equipe após três semanas de treinamento no SportVille Centro de Treinamento, em Barueri (SP). O Sul-americano classifica três nações para a FIBA Womens AmeriCup 2023.
Na fase inicial da competição sul-americana, o Brasil está no Grupo B, ao lado da Colômbia, Equador e Uruguai. A estreia brasileira será diante do Equador, no dia 23. No dia 24, o selecionado nacional encara o Uruguai. O time brasileiro fecha a primeira fase no dia 25, enfrentando a Colômbia.
“Primeiramente, gostaria de agradecer à CBB pela oportunidade, para nós, como comissão, e para as meninas. Vamos buscar iniciar um ciclo com essa nova geração, que temos boas expectativas, porém, muitos aspectos a serem trabalhados. O principal é que todas as meninas desta categoria e técnicos se sintam parte do processo e juntos buscarmos a evolução do basquete brasileiro. Esperamos representar nosso país com muito orgulho”, disse a técnica Luciana Thomazini.
O Grupo A, na fase inicial do Campeonato Sul-americano Feminino Sub-15 2022, conta com Argentina, Bolívia, Paraguai e Chile. De acordo com o regulamento, as equipes jogam entre si, em turno único e dentro das suas respectivas chaves. E, os dois melhores de cada chave avançam para a semifinal – 1º do Grupo A x 2º do Grupo B e 1º do Grupo B x 2º do Grupo A. Os vencedores da semifinal se qualificam para a grande final.
Seleção Brasileira
Armadoras: Nicolly Eoizi Sanches da Silva (APABI-SP) e Micaela Duarte Cavalcanti (Bradesco-SP)
Alas/Armadoras: Raissa Lucas Zanolla (Bradesco-SP) e Ana Beatriz de Oliveira Vitoriano (Indians Tupã-SP)
Alas: Sara Martins de Souza (Indians Tupã-SP) e Ana Julia Krause (Sociedade Thalia-PR)
Alas/Pivôs: Sofia Borges Moschen (Bradesco-SP), Sther Ifeyoma Ubaka (Bradesco-SP), Gabriela Hartwig de Souza Barbuio (Bax Catanduva-SP) e Alexandra Lawisch Eggers (Mampituba-SC)
Pivôs: Sara Araújo Dagba (AADB-PE) e Giovana Victoria de Freitas Oliveira (APABI-SP)
Comissão Técnica: Maria Paula Gonçalves (diretora do naipe feminino), Adriana Santos (gerente técnica), Luciana Thomazini de Araújo (técnica), Cláudio Henrique Lopes de Lisboa (auxiliar técnico), Gabriela Maas Vieira (preparadora física), Pedro Rosário Moraes Casalenuovo e Filippe Martins Miranda (médicos), Marina Stefani Souza da Silva (fisioterapeuta) e Monica Junqueira Atílio (administradora)