Brasil se classificou para a semifinal com a segunda colocação do Grupo A
A Seleção Brasileira Sub-15 foi superada pela Colômbia, nesta sexta-feira (25 de novembro), por 78 a 75 (35 a 34 no primeiro tempo), em jogo equilibrado, válido pela terceira rodada da fase inicial do Campeonato Sul-americano 2022 da categoria (FIBA U15 South American Women’s Championship), disputado no CEO 2, em Santiago, capital do Chile. As duas nações se garantiram na semifinal.
No primeiro tempo cada seleção comandou um período: o conjunto colombiano foi melhor no primeiro quarto e desgarrou um pouco. Mas, a equipe brasileira reagiu prontamente no segundo e diminuiu a diferença para apenas um ponto – 15 a 21 (primeiro quarto) e 20 a 13 (segundo quarto).
Na volta do intervalo, a equipe comandada pela técnica Luciana Thomazini foi melhor, cresceu de produção e ficou novamente na frente, com ligeira vantagem. Já os dez minutos finais foram eletrizantes, pois a Colômbia se recuperou e passou a liderar o placar, fugindo um pouco, mas o Brasil mostrou força e voltou ao jogo, empatando e deixando o minuto final equilibrado e eletrizante. No fim, a equipe colombiana conseguiu se segurar na frente e venceu – 18 a 23 (terceiro quarto) e 25 a 18 (quarto final).
As maiores pontuadoras foram Sther Ubaka (21 pontos e 09 rebotes), Micaela Cavalcanti (17 pontos, 06 rebotes, 10 assistências e 03 bolas recuperadas – double-double) e Ana de Oliveira (12 pontos e 04 assistências), pelo Brasil; Maria Perez (24 pontos, 03 rebotes, 05 assistências e 03 bolas recuperadas) e Lissa Forero (19 pontos, 05 rebotes, 03 assistências, 06 bolas recuperadas e 04 bloqueios), em favor da Colômbia.
A classificação final do Grupo B ficou assim: 1º) Colômbia (03 vitórias), 2º) Brasil (02 vitórias e 01 derrota), 3º) Uruguai (01 vitória e 02 derrotas) e 4º) Equador (03 derrotas).
Na semifinal, que acontece neste sábado (26 de novembro), o Brasil enfrenta o primeiro colocado do Grupo A, que pode ser a anfitriã Argentina ou a Bolívia, que ainda jogam no fechamento desta rodada para definir o primeiro e o segundo colocados do Grupo B – Chile e Paraguai já estão eliminados, independentemente dos resultados da terceira rodada.
De acordo com o regulamento, os vencedores dos confrontos semifinais disputam o título, enquanto os perdedores lutam pela terceira colocação. Esta competição classifica três nações para a FIBA Womens U16 AmeriCup 2023.