Mesmo com erros em excesso, o Brasil conseguiu logo o comando do marcador para vencer na estreia
A Seleção Brasileira Sub-15 Feminina abriu a sua participação no Campeonato Sul-americano 2022 da categoria (FIBA U15 South American Women’s Championship), nesta quarta-feira (23 de novembro), derrotando o Equador por 58 a 47 (24 a 19 no primeiro tempo), jogando no CEO 2, em Santiago, capital do Chile.
O Brasil foi melhor no quarto inicial e conseguiu desgarrar um pouco. Isso foi importante, pois logo no segundo período o Equador conseguiu equilibrar, aproveitando bem os erros brasileiros. O terceiro quarto também foi acirrado, com o selecionado nacional conseguindo fugir um pouco na parte final. No último período, a equipe brasileira ficou na frente novamente para consolidar o resultado positivo e vencer na estreia – 13 a 08 (primeiro quarto), 11 a 11 (segundo quarto), 21 a 18 (terceiro quarto) e 13 a 10 (quarto final).
O Brasil apresentou um número muito grande de erros: 28, contra 18 da equipe equatoriana, que recuperou ainda 19 bolas, contra apenas quatro do conjunto brasileiro.
As maiores pontuadoras foram Micaela Cavalcanti (17 pontos, 08 rebotes e 05 assistências) e Sther Ubaka (11 pontos e 22 rebotes – double-double), pelo Brasil; Paula Carrillo (17 pontos e 03 rebotes) e Nahomy Nazareno (09 pontos, 05 rebotes e 03 bolas recuperadas), em favor do Equador.
Na segunda rodada, o selecionado nacional enfrenta o Uruguai, nesta quinta-feira (24 de novembro), às 15h (de Brasília), no mesmo local. De acordo com o regulamento, na fase inicial os times jogam entre si, dentro das suas respectivas chaves, em turno único, e os dois melhores de cada uma delas avançam para a semifinal.
O Brasil integra o Grupo B, ao lado da Colômbia, Equador e do Uruguai. Já o Grupo A conta com Argentina, Bolívia, Paraguai e Chile. Esta disputa classifica três nações para a FIBA Womens U16 AmeriCup 2023.