Vitória neste confronto, não só coloca o Brasil na decisão, como também qualifica para a FIBA Womens AmeriCup 2025

A Seleção Brasileira Feminina enfrenta a Colômbia, nesta sexta-feira (06 de setembro), às 18h30 (de Brasília), no Centro de Deportes Colectivos, em Santiago, no Chile, pela semifinal do Campeonato Sul-americano 2024. A vitória neste confronto não só coloca o Brasil na decisão, como também qualifica para a FIBA Womens AmeriCup 2025.

Para garantir vaga nesta etapa, o selecionado nacional concluiu a fase inicial na segunda colocação do Grupo A, com três vitórias e uma derrota. Já o conjunto colombiano fechou a primeira fase na liderança do Grupo B, com três vitórias.

Foto: FIBA

Para a ala/pivô brasileira Vanessa “Sassa” Gonçalves, a expectativa é fazer um bom jogo e garantir a vaga na grande final. “Sabemos a importância de todos os jogos, mas esse duelo contra a Colômbia, sem dúvida, é o mais importante. Mas, estou bem confiante, pois o grupo vem amadurecendo com a sequência do campeonato. Juntas, vamos fazer uma ótima partida e seguir para a final”, comentou.

Seleção Brasileira: 04. Gabriela “Sosso” Soares, 05. Maria Albiero, 06. Vanessa “Sassa” Gonçalves, 10. Iza Nicoletti, 11. Emanuelly Oliveira, 12. Aline Moura, 13. Gabriela Guimarães, 14. Licinara Bispo, 15. Letícia Josefino, 16. Leila Zabani, 17. Carina “Cacá” Martins e 26. Thayná Silva

Comissão Técnica: Roseli Gustavo da Silva (diretora), Pokey Chatman (consultora técnica), Mônica Atílio (líder operacional), Leonardo Figueiró (supervisor técnico), Giovana Rangel (apoio técnico), Bruna Rodrigues (técnica), Cláudio Lisboa (assistente técnico), Jordana Reis e Ariane Lopes (fisioterapeutas), Paulo Szeles e Cristina Casagrande (médicos), Fábio Miquilini (preparador físico) e Manoella Fiochi (psicóloga)

Na outra semifinal jogam Argentina, primeira colocada do Grupo A, e Venezuela, segunda colocada do Grupo B. O duelo acontece na mesma data e no mesmo local, às 21h (de Brasília).

Jogos do Brasil

31 de agosto (sábado): Brasil 48 x 75 Argentina
1º de setembro (domingo): Brasil 87 x 50 Uruguai
02 de setembro (segunda-feira): Brasil 83 x 47 Bolívia
03 de setembro (quarta-feira): Brasil 86 x 45 Chile
06 de setembro (sexta-feira): Brasil x Colômbia, às 18h30 (semifinal)
07 de setembro (sábado): Final
(*) No horário de Brasília (DF)
(*) Todos os confrontos terão transmissão ao vivo e grátis pelo YouTube da FIBA

De acordo com o regulamento, na primeira fase as nações jogam entre si, em turno único, dentro das respectivas chaves, e as duas melhores de cada uma delas avançam para a semifinal. Os vencedores da semifinal garantem na decisão. A competição garante três vagas para a FIBA Womens AmeriCup 2025, além do anfitrião Chile, que já está classificado.