Competição será realizada de 13 a 19 de junho, em Yucatán, no México

A Seleção Brasileira embarcou, neste domingo (11 de junho), para disputar a FIBA U16 Americas Womens Championship 2023, que ocorre entre os dias 13 e 19 de junho, no Poliforum Zamna, em Yucatán, no México. A equipe comandada pela técnica Luciana Thomazini iniciou a preparação em 27 de maio, em Barueri (SP).

A estreia do conjunto nacional será contra o Canadá, no dia 13 de junho (terça-feira), às 18h (de Brasília). Depois, o Brasil atua nos dias:

14 de junho (quarta-feira), às 18h, contra a Argentina
15 de junho (quinta-feira), às 18h, contra República Dominicana

O Brasil aparece no Grupo B, ao lado da República Dominicana, Argentina e Canadá. Já o Grupo A conta com México, Estados Unidos, Porto Rico e Colômbia.

Na fase inicial, a FIBA U16 Womens AmeriCup 2023 terá as equipes jogando entre si, em turno único e dentro das suas respectivas chaves, para apurar a classificação da primeira fase. Em seguida, ocorre a fase quartas-de-final, com estes cruzamentos: 1º colocado do Grupo A x 4º colocado do Grupo B, 2º colocado do Grupo A x 3º colocado do Grupo B, 3º colocado do Grupo A x 2º colocado do Grupo B e 4º colocado do Grupo A x 1º colocado do Grupo B.

As quatro nações que vencerem se garantem na semifinal. Por fim, os dois países ganhadores da semifinal decidem o título. A competição distribui quatro vagas para a FIBA U17 Womens World Cup 2024.

 

Foto: Divulgação/CBB

 

Seleção Brasileira

Armadoras: Nicolly Eloizi Sanches da Silva (APABI-SP) e Micaela Duarte Cavalcanti (Bradesco-SP)

Alas/Armadoras: Raissa Lucas Zanolla (Bradesco-SP), Isadora Mileo Boamorte (Thalia-PR) e Ana Beatriz de Oliveira Vitoriano (Indians Tupã-SP)

Alas: Sara Martins de Souza (Indians Tupã-SP) e Ana Júlia Krause (Thalia-PR)

Alas/Pivôs: Sther Ubaka (Bradesco-SP) e Sofia Borges Moschen (Bradesco-SP)

Pivôs: Sara Araújo Dagba (AADB-PE), Giovana Victoria de Freitas Oliveira (APABI-SP) e Rebeca Soares (Bradesco-SP)

Comissão Técnica: Roseli Gustavo (diretora), Monica Atílio (líder operacional), Luciana Thomazini de Araújo (técnica), Cláudio Henrique Lisboa e Alessandra Minati (assistentes técnicos), Pedro José Falci Alves (preparador físico), Andressa Rafaeli Viecelli (fisioterapeuta) e Pedro Rosário Moraes Casalenuovo (médico)