Time comandado pelo técnico João Camargo Neto esteve na frente em todos os períodos
A Seleção Brasileira Feminina abriu a sua participação nos Jogos Pan-americanos 2023 com uma boa vitória diante do México, por 72 a 54 (35 a 28 no primeiro tempo), em jogo realizado nesta quarta-feira (25 de outubro), no Polidesportivo 1, na cidade de Santiago, no Chile.
A equipe comandada pelo técnico João Camargo Neto esteve na frente em todos os períodos, construindo assim uma vitória merecida e segura, iniciando muito bem a competição continental – 16 a 12 (primeiro quarto), 19 a 16 (segundo quarto), 21 a 14 (terceiro quarto) e 16 a 12 (quarto final).
As maiores pontuadoras do Brasil foram Maria Albiero (12 pontos e 04 rebotes) e Vanessa “Sassa” Gonçalves (12 pontos e 05 rebotes). Já pela equipe mexicana, Jaqueline Luna (09 pontos e 08 rebotes) e Gladiana Ávila (09 pontos) foram os principais nomes.
De acordo com o técnico João Camargo Neto, o selecionado nacional começou um pouco nervoso, mas logo de acertou. “A partida começou nervosa, já sabíamos, por ser estreia. Mas, conversamos sobre isso e a equipe se acertou. No terceiro quarto conseguimos castigar no garrafão, com as pivôs abrindo uma boa vantagem”, comentou.
“É normal essa ansiedade, esse nervosismo de estreia. Até eu, com experiência de 28 anos de seleção, fico nervosa. Mas tento acalmar as meninas e controlar a ansiedade. Conseguimos realizar o trabalho que nosso treinador João Camargo pediu, encaixamos o jogo e saímos com a vitória, que era o mais importante”, acrescentou a pivô Érika de Souza.
“Muito boa essa energia daqui, com a torcida apoiando, eu fiquei arrepiada. Começar com vitória é excelente. Queremos levar mais uma medalha para casa e vamos brigar por isso”, completou a ala/pivô, Vanessa “Sassa” Gonçalves.
O segundo desafio da Seleção Brasileira Feminina na fase inicial dos Jogos Pan-americanos 2023 será contra a Venezuela, já nesta quinta-feira (26 de outubro), às 10h30 (de Brasília), atuando novamente no Polidesportivo 1, em Santiago, capital chilena.