A Seleção Brasileira Sub-21 Masculina se apresentou no domingo (08 de julho), no Hotel e Colônia de Férias SINDVEND, em Praia Grande (SP), para dar início à preparação, visando à disputa do Campeonato Sul-americano da categoria, que ocorre na cidade de Salta, na Argentina, de 30 de julho a 05 de agosto. Estiveram presentes, Marcelo Sousa (diretor-executivo da Confederação Brasileira de Basketball) e Aleksandar Petrovic (técnico do selecionado nacional adulto), além da comissão técnica e dos atletas convocados.

“Este é um momento importante para o basquete masculino brasileiro, já que esta seleção representa o futuro, contando com atletas que estão aparecendo com destaque, buscando seu espaço no cenário nacional e também internacional, por isso, destaco a integração que vem ocorrendo entre a base e o selecionado adulto. Creio que a preparação será feita em alto nível e o grupo vai chegar muito bem para brigar pelo título Sul-americano”, comentou Marcelo Sousa.

“Esta seleção tem uma relevância grande, pois o título Sul-americano Sub-21 ajudará o basquete brasileiro na questão do ranking da Federação Internacional (FIBA), já que os países melhores classificados serão os cabeças-de-chave nas principais competições, como a Copa do Mundo. Além disso, esse grupo dá início a um novo período, uma vez que os jogadores mais jovens irão ocupar espaços importantes no futuro”, acrescentou Petrovic, que ficará em contato constante com a comissão técnica.

 

Aleksandar Petrovic conversou com jogadores e comissão técnica / Foto: Kiko Ross/ASE

 

Já o técnico Cesar Guidetti se mostra confiante e animado para este início de preparação. “A expectativa é muito positiva, temos um grupo de jogadores que já acompanhamos há algum tempo, seja nas categorias de base e alguns já atundo no adulto dos seus clubes; que vem desenvolvendo um bom trabalho. Vemos nessa geração a possibilidade muito boa de fazer a reposição da equipe adulta, de alguns deles atingirem um bom nível e integrarem, nos próximos anos, o selecionado nacional adulto”, comentou Guidetti.

“É uma geração de muito talento, pois todos os jogadores que estão no grupo têm amplas condições de representar o Brasil de uma forma bem competitiva. Estar aqui, para mim, é uma felicidade enorme; estou ciente das nossas obrigações e o que devemos fazer na competição para colocar o selecionado nacional entre os melhores”, complementou o armador Yago Mateus.

A Seleção Brasileira treinará até 27 de julho (sexta-feira), no centro de Eventos Poliesportivos Edson Ribeiro Pinto, no complexo do Hotel e Colônia de Férias SINDVEND, em Praia Grande (SP). No dia 28 de julho (sábado), o grupo segue viagem com destino a Salta, na Argentina, local do Campeonato Sul-americano Sub-21 Masculino – 2018.

Os jogadores convocados foram estes: Yago Mateus (armador – Paulistano/Corpore), Felipe Ruivo (armador – EC Pinheiros), Caio Pacheco (armador – Bahía Basket, Argentina), Luís “Gemadinha” Sacco (ala/armador – SC Corinthians Paulista), Danilo Sena Santos (ala – EC Pinheiros), Marcos Louzada Silva (ala – Sesi Franca Basquete), Guilherme Bento (ala – EC Pinheiros), Guilherme Abreu (ala – Sesi Franca Basquete), Felipe Silva (ala – Fluminense FC), Rafael Munford (ala – Augusta University, Estados Unidos), Gabriel “Jaú” Galvanini (ala/pivô – Sendi/Bauru Basket), Victor da Silva (pivô – Paulistano/Corpore), João Victor Mamedes (pivô – Macaé Basquete), João Vitor dos Santos (pivô – CR Flamengo), Dikembe André (pivô – Paulistano/Corpore) e Michael Uchendu (pivô – Sendi/Bauru Basket). O pivô Felipe dos Anjos, que atua pelo Burgos, da Espanha, contundido, foi liberado.

Além de Cesar Guidetti, a comissão técnica tem estes profissionais: Renato Lamas (gerente), José Alberto Valle Pereira (administrador), Bruno Savignani (assistente-técnico), Felipe Luiz Santana (assistente-técnico), Bruno Canizares (médico), Rafael Plein (fisioterapeuta) e Marcus Vinicius de Lima (preparador físico).

Foto: Kiko Ross/ASE
Foto: Kiko Ross/ASE