A Seleção Brasileira Sub-21 Masculina completou com êxito a primeira semana de preparação, visando à disputa do Campeonato Sul-americano da categoria, neste domingo (15 de julho), no Hotel e Colônia de Férias SINDVEND, em Praia Grande (SP). Nesse período, o técnico Cesar Guidetti e a sua comissão técnica trabalharam com os atletas, intercalando treinamentos físicos e técnico-táticos, além de realizar um jogo-treino.
O preparador físico do selecionado nacional, Marcus Vinicius de Lima, detalhou o trabalho realizado até aqui. “Iniciamos o trabalho físico na segunda-feira (09) e treinamos em dois períodos, com uma ação pela manhã e outro no final da tarde, exceto na quarta (11), que tivemos um período de descanso. Pela manhã, o trabalho é voltado à parte física, que está evoluindo muito bem, tanto em quadra, como na parte específica da musculação. Desta forma, conseguimos fazer uma boa base para que os jogadores possam suportar o trabalho com maior intensidade na tarde/noite, quando acontece o treino com contato”, explicou.
“No primeiro turno de treinamento, então, fazemos a parte física, seja na quadra ou academia. Já no treino da tarde/noite, inicio com um aquecimento rápido, depois os técnicos entram com trabalho técnico e tático, que começou dando ênfase aos fundamentos e foi evoluindo até o cinco contra cinco, quatro contra quatro e o três contra três, com desataque também para a defesa. Os jogadores foram crescendo gradativamente, até que tivemos o primeiro amistoso diante do Londrina”, acrescentou Lima.
“Estamos em uma progressão bacana, o grupo tem reagido muito bem à carga de trabalho aplicada; espero que no próximo jogo-treino o elenco possa estar melhor do que ocorreu nesse primeiro, pois essa é a nossa meta e o que estamos buscando, ou seja, fazer sempre um treino ou amistoso melhor do que o outro, tanto na parte física, como na técnica e tática”, complementou o preparador físico do selecionado nacional.
O primeiro jogo-treino, que foi diante da equipe adulta do Londrina/Unicesumar/Fel-PR, realizado na noite de sábado (14 de julho), foi vencido pela Seleção Brasileira Sub-21, por 69 a 60 (36 a 27 no primeiro tempo).
Já o administrador, José Alberto Valle Pereira, enalteceu o ambiente agradável que está imperando ao longo desta preparação. “O clima é dos melhores, a integração e interação entre comissão técnica e atletas é a melhor possível, a tranquilidade para todos desenvolverem suas atividades é recorrente. Os atletas, a cada dia, compreendem e assimilam os conceitos de jogo, a parte tática e regras de movimentos que os técnicos querem para a equipe. Estou muito esperançoso com o grupo e acreditamos todos em um bom resultado no Sul-americano”, explicou.
Por motivo de contusão, o elenco brasileiro sofreu uma alteração: o ala/pivô Gabriel “Jaú” Galvanini, do Sendi/Bauru Basket, foi cortado, dando lugar ao ala/pivô José Carlos dos Santos, do Mogi das Cruzes/Helbor – 1m90, 90kg e 21 anos de idade (21 de janeiro de 1997).
O selecionado nacional segue a rotina de treinos até 27 de julho (sexta-feira), em Praia Grande (SP). No dia 28 de julho (sábado), o grupo viaja com destino a Salta, na Argentina, local do Campeonato Sul-americano Sub-21 Masculino.
O grupo brasileiro conta com estes atletas: Yago Mateus (armador – Paulistano/Corpore), Felipe Ruivo (armador – EC Pinheiros), Caio Pacheco (armador – Bahía Basket, Argentina), Luís “Gemadinha” Sacco (ala/armador – SC Corinthians Paulista), Danilo Sena Santos (ala – EC Pinheiros), Marcos Louzada Silva (ala – Sesi Franca Basquete), Guilherme Bento (ala – EC Pinheiros), Guilherme Abreu (ala – Sesi Franca Basquete), Felipe Silva (ala – Fluminense FC), Rafael Munford (ala – Augusta University, Estados Unidos), Victor da Silva (pivô – Paulistano/Corpore), João Victor Mamedes (pivô – Macaé Basquete), João Vitor dos Santos (pivô – CR Flamengo), Dikembe André (pivô – Paulistano/Corpore), Michael Uchendu (pivô – Sendi/Bauru Basket) e José Carlos (ala/pivô – Mogi das Cruzes/Helbor).
Além de Guidetti e José Alberto, a comissão técnica tem estes integrantes: Renato Lamas (gerente), Bruno Savignani (assistente-técnico), Felipe Luiz Santana (assistente-técnico), Bruno Canizares (médico), Rafael Plein (fisioterapeuta) e Marcus Vinicius de Lima (preparador físico).