Equipe nacional perdeu os dois jogos na segunda rodada da primeira fase e não avançou para as oitavas-de-final

A Seleção Brasileira Masculina está eliminada da FIBA 3×3 World Cup 2022. Nesta quinta-feira (23 de junho), no Groenplaats, na cidade de Antuérpia, na Bélgica, pela segunda rodada da fase inicial, a equipe comandada pelo treinador Luca Carvalho perdeu para a Sérvia e Nova Zelândia.

No primeiro jogo, uma ducha de água fria em cima do selecionado nacional, que não repetiu a boa atuação ocorrida diante da França e foi completamente dominado pela Sérvia, no ataque e na defesa, ao jogar de forma atabalhoada e confusa, além de apresentar muito nervosismo, fato este que gerou um número elevado de faltas cometidas nos minutos iniciais. Placar final: 22 a 07 em favor do selecionado que lidera o ranking da Federação Internacional de Basketball (FIBA).

Os outros resultados do grupo foram favoráveis ao Brasil, que dependia apenas de uma vitória simples para se garantir nas oitavas-de-final.

Mas, no segundo compromisso a equipe brasileira até deu esperanças e teve lampejos de boa performance, fazendo um duelo bastante equilibrado diante da Nova Zelândia, que também errou demais. No momento de decisão, entretanto, o Brasil mais uma vez se descontrolou completamente, escolheu mal as bolas ofensivas e foi punido com uma virada que parecia improvável, mas que infelizmente aconteceu depois do erro em dois lances livres decisivos. Placar final: 19 a 18, em favor dos All Blacks.

Uma eliminação dolorosa, já que a equipe brasileira tinha condições de avançar, visto que teve um bom tempo de preparação, com toda estrutura necessária.

A classificação final do Grupo B ficou assim:

1º) Sérvia (04 vitórias)
2º) França (03 vitórias e 01 derrota)
3º) Nova Zelândia (03 vitórias e 01 derrota)
4º) Porto Rico (01 vitória e 03 derrotas)
5º) Brasil (01 vitória e 03 derrotas)

Com isso, a Sérvia se qualificou diretamente para as quartas-de-final, enquanto França e Nova Zelândia vão disputar as oitavas-de-final.

Seleção Brasileira: Fabrício Veríssimo (Sodiê Salgados/Mesquita/LSB RJ), Renato Scholz (Ipatinga/Academia do Esporte), André Ferros (São Paulo DC) e Willian Weihermann (Ipatinga/Academia do Esporte)

Comissão técnica: Francisco das Chagas Oliveira (chefe da equipe), Luca Carvalho (treinador), Thiago De Sordi (preparador físico), Henrique Andrade (analista de desempenho), Felipe Alexandre Porto Ferreira (assistente técnico), Thiago Ramalho (chefe do Departamento de Fisioterapia) e Wagner Campos (fisioterapeuta)

Tabela

21 de junho (terça-feira): Brasil 16 x 20 Porto Rico e Brasil 16 x 15 França
23 de junho (quinta-feira): Brasil 07 x 22 Sérvia e Brasil 18 x 19 Nova Zelândia