Grupo se prepara até 15 de junho em São Paulo (SP)

Imagem: Divulgação

A Seleção Brasileira se apresentou nesta quinta-feira (1º de junho), para o começo dos treinos visando à FIBA U19 World Cup 2023, que será jogada em Debrecen, na Hungria, de 24 de junho a 02 de julho. Os treinos serão realizados no SC Corinthians Paulista, em São Paulo (SP), até 15 de junho (quinta-feira), quando o grupo viaja para o local da competição.

Na fase inicial, o Brasil está na Chave C, ao lado de Sérvia, Japão e Egito. “Caímos num grupo que acredito que temos nível para classificar entre os dois primeiros. Pude acompanhar a Sérvia sub-18 no ano passado, quando estive na Turquia fazendo o curso europeu. Seleção muito técnica e fisicamente forte. Egito foi a campeã da África U18 e está fazendo um bom trabalho de desenvolvimento nos últimos anos depois que colocaram um técnico para a seleção adulta que esteve bastante tempo na NBA (Roy Rana). O melhor jogador está na NBA Academy da África e pude assisti-lo em Las Vegas jogando jogos de exibição. Japão não conheço muito. Mas normalmente são seleções que buscam muito o arremesso de três pontos. E o basquete está em ascensão no país”, avaliou Vitor Galvani, técnico do Brasil.

Ao todo, 16 países jogam o campeonato. Pelo formato de disputa, são quatro grupos com quatro seleções em cada, na fase inicial. Todas avançam para a segunda fase, quando o Grupo C, do Brasil, cruza com o Grupo D, composto por Argentina, Hungria, Turquia e Coreia do Sul, da seguinte forma: 1º colocado do Grupo C x 4ocolocado do Grupo D, 2º colocado do Grupo C x 3º colocado do Grupo D, 3º colocado do Grupo C x 4º colocado do Grupo D e 4º colocado do Grupo C x 1º colocado do Grupo D.

A partir daí, ocorrem as etapas eliminatórias: quartas-de-final, semifinal e a grande final.

 

Foto: Divulgação/CBB

 

Convocados

Armadores: Gabriel Caldeira (São José Desportivo-SP), Vitor Brandão (CA Paulistano-SP), Richard Morina (Trento-ITA) e Gabriel Landeira (SC Corinthians Paulista-SP)

Alas/Armadores: Reynan Camilo (Sesi Franca Basquete-SP), Eduardo Klafke (NBA Academy-MEX), Lucas Atauri (CA Paulistano-SP) e Kaique Pereira (Rio Claro Basquete-SP)

Alas: Samis Calderón (NBA Academy-MEX), Guilherme Tesch (IMG Academy-EUA) e Breno Silva (NBA Academy-MEX)

Alas/Pivôs: Leandro Inácio (CA Paulistano-SP) e Victor Cauã (EC Pinheiros-SP)

Pivôs: Victor Hugo (Sesi Franca Basquete-SP) e Winicius Braga (Minas Tênis Clube-MG)

Atletas convidados do Sub-17: Enrico Borio (ala da North Broward Prep-EUA), Luis Guilherme (ala/armador do Mogi das Cruzes Basquete-SP), Vinícius dos Santos (ala/armador do Sesi Franca Basquete-SP), Gustavo Guimarães (pivô do Riviera Prep-EUA) e Gabriel Ferreira (pivô da NBA Academy-MEX)

Comissão Técnica: Marcelo Sousa (diretor executivo), Diego Jeleilate (diretor de Basquete Masculino), Ricardo “Cadum” Guimarães (supervisor), Vitor Galvani (técnico), Bruno Porto (auxiliar técnico), Gabriel Millian (auxiliar técnico na preparação), Fernando Jaerger (preparador físico), Hygor José Peres Siqueira Cirilo (fisioterapeuta) e Victor Brito e Matheus Dalmolin Winckler (médicos)