Equipe comandada pelo técnico João Camargo Neto fará a preparação para disputar os Jogos Pan-americanos
A Seleção Brasileira Feminina se apresenta nesta sexta-feira (13 de outubro), iniciando os treinos para os Jogos Pan-americanos de Santiago, no Chile. O grupo, comandado pelo técnico João Camargo Neto (foto), trabalha em Araraquara (SP) até 20 de outubro (sexta-feira). Na sequência, viaja para a disputa do torneio.
O selecionado nacional usará as instalações do Sesi Araraquara, atual campeão da Liga de Basquete Feminino (LBF), em parceria também com a Prefeitura Municipal de Araraquara, que já havia acolhido o Brasil em julho, quando o time foi campeão da FIBA Womens AmeriCup 2023 e se classificou direto para o Pré-olímpico Mundial.
Participam dos Jogos Pan-americanos 2023: Brasil, Cuba, México, Porto Rico, Argentina, Colômbia, Chile e Venezuela. Pela fórmula de disputa, na fase inicial as nações foram dívidas dois grupos, com quatro equipes em cada. As seleções jogam dentro das chaves, em turno único, e as duas melhores avançam às semifinais. O terceiro e quarto jogam partidas de reclassificação.
Na fase inicial dos Jogos Pan-americanos 2023, o Brasil está no Grupo B ao lado da Colômbia, Venezuela e do México. Já o Grupo A conta com Cuba, Porto Rico, Argentina e Chile.
Convocadas
Armadoras: Débora Costa (Sesi Araraquara), Maria Albiero (Ituano Basquete) e Ana Beatriz Oliveira (Unimed/Campinas)
Alas: Carina “Cacá” Martins (Unimed/Campinas), Gabriella “Sosso” Soares (SESI/Araraquara), Leila Zabani (Ituano Basquete) e Emanuely de Oliveira (Sesi Araraquara:
Pivôs: Vanessa “Sassa” Gonçalves (AD Santo André), Aline Moura (Sesi Araraquara), Licinara Bispo (Unimed/Campinas), Érika de Souza (Sampaio Basquete) e Mariana Dias (Ituano Basquete)
Técnico: João Camargo Neto / Assistente técnico: Virgil López