Brasil subiu sete colocações em relação à divulgação anterior
A Seleção Brasileira feminina está de volta ao ‘Top 10’ do Ranking do naipe feminino da Federação Internacional de Basketball (FIBA). Nesta quarta-feira (13 de setembro), a entidade divulgou a atualização do ranking com o Brasil aparecendo em oitavo lugar, ou seja, subindo sete colocações em relação à divulgação anterior. Ao lado de Mali, Bélgica e Nigéria, o Brasil foi a seleção que mais evoluiu no ranking.
A boa colocação é resultado de um trabalho sério de comissão técnica e diretoria da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), que nos últimos anos também rendem conquistas e participações importantes: campeã da FIBA Womens AmeriCup 2023, em León, no México; Jogos Pan-americanos em Lima 2019; e Sul-americano em 2022. Além de ter feito jogos duros contra as melhores seleções do mundo em Pré-Olímpico e Pré-Mundial.
“Quero parabenizar atletas e comissão técnica, liderada pelo José Neto dentro de quadra e pela nossa diretora Roseli Gustavo fora dela. Essa subida importante no ranking mundial é prova material do trabalho que vem sendo realizado nos últimos anos. E não vamos parar por aqui. O basquete feminino brasileiro é gigante e seguirá recebendo o devido valor”, disse o presidente da CBB, Guy Peixoto Jr.
Este é o primeiro Ranking Feminino da FIBA que se beneficia dos Pesos de Competição e Região ajustados. Eles foram ajustados com base no desempenho de cada nação nos últimos oito anos.