Equipe nacional entra na reta final de preparação para o Pré-olímpico
A Seleção Brasileira feminina iniciou nesta segunda-feira (15 de janeiro), a última etapa de treinos antes da estreia no Pré-Olímpico 2024, que será jogado entre os dias 08 a 11 de fevereiro, na Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho), em Belém (PA). Os jogos terão transmissão ao vivo pela ESPN e valem vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Das 15 convocadas, dez já estiveram na primeira fase de treino em Araraquara. Licinara se apresenta ainda nesta segunda-feira (15 de janeiro). As atletas que atuam no exterior (Damiris, Kamilla, Tainá e Ramona) se incorporam ao grupo em Belém, na continuação da preparação, dentro da janela internacional FIBA, assim como o técnico José Neto. Até lá, os trabalhos serão comandados pela CT e por João Camargo, técnico campeão da última LBF e ouro com o Brasil em Santiago nos Jogos Pan-americanos.
O grupo fica na cidade até o dia 02 de fevereiro, quando embarca para capital paraense, visando à reta final do trabalho. A estreia acontece no dia 08 de fevereiro, às 20h, contra a Austrália.
“Vamos para a última competição do processo de classificação para os Jogos Olímpicos de Paris e chegamos até aqui com excelência. Campeões Sul-americanos em 2022, da AmeriCup em 2023, essas foram as competições que nos classificaram para esta fase. Quero agradecer o empenho e disponibilidade de todas as jogadoras e CT que participaram destas competições, além do Pan de Santiago e da etapa de treinamento em Portugal. Vamos para uma competição difícil em que todas as equipes participantes chegam por méritos e não tem nenhuma delas com vantagens. Vamos fazer o nosso melhor e acreditamos que desta forma, poderemos conquistar uma das vagas para Paris. Contamos com o apoio da nossa torcida em Belém para nos dar força e fazer a diferença”, comentou o técnico José Neto.
A convocação teve o convite à três atletas da Seleção Brasileira Sub-17, campeãs Sul-americanas em 2023, para um processo de aclimatação na Seleção adulta, dentro de um projeto maior de intercâmbio: Micaela Cavalcanti (que não pôde comparecer por estar em um Camp nos EUA), Sther Ubaka e Alexia Dagba.
Pré-Olímpico
O Brasil será anfitrião de um dos quatro torneios, com sede em Belém, de 08 a 11 de fevereiro. A chave brasileira terá Austrália, Sérvia e Alemanha. Dentro do regulamento FIBA, o Brasil estreia contra a Austrália, depois encara Sérvia e fecha contra a Alemanha, sempre às 20h, nos dias 8, 10 e 11.
Pelo formato de disputa, as equipes se enfrentam dentro do grupo. Os três melhores se classificam para Paris 2024. Os grupos com França e EUA terão dois classificados mais francesas e americanas, anfitriãs e atuais campeãs mundiais, que já estão classificados para as Olimpíadas, mas mesmo assim jogam os Pré-Olímpicos.
Convocadas: Débora Costa (Sesi Araraquara), Alana Gonçalo (Sampaio Basquete), Carina Martins (Sampaio Basquete), Tainá Paixão (Samara-RUS), Isabela Ramona (Samara-RUS), Leila Zabani (Ituano Basquete), Vitória Marcelino (Sesi Araraquara), Emanuely Oliveira (Sesi Araraquara), Vanessa “Sassa” Gonçalves (Sampaio Basquete), Gabriela “Sossô” Soares (Sesi Araraquara), Damiris Dantas (Omanspor-TUR), Érika Souza, Stephanie Soares (Dallas Wings-EUA), Licinara Bispo (Unimed/Campinas) e Kamilla Soares (South Carolina-EUA)
Convidadas Sub-17: Micaela Cavalcanti, Sther Ubaka e Alexia Dagba
Comissão Técnica: Roseli Gustavo (diretora), Monica Atílio (líder operacional), José Neto (técnico), João Camargo e Virgil Lopez (assistentes técnicos), Diego Falcão (preparador físico), Isabel Cristina, Ariane Lopes e Jordana Reis (fisioterapeutas), Paulo Szeles e Cristina Teixeira (médicos), Manoella Marques (psicóloga), Juliana Bouvie (massoterapeuta), Bruno Pena Couto (analista de desempenho), Ricardo Borin (preparador mental) e Thierry Gozzer (gerente de comunicação)