Campo Mourão/Assercam/Fecam vence a primeira e Praia Clube/Gabarito segue 100%
Chegou ao fim a primeira etapa de jogos do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete 2022 na sede de Uberlândia (MG). Nesta sexta-feira (29 de julho), no ginásio Waltercides Borges de Sá (G3), dois jogos agitaram o campeonato de aspirantes.
O Campo Mourão/Assercam/Fecam e BRB/Brasília entraram na quadra com um objetivo em comum: a primeira vitória na atual edição do campeonato. Com isso, a partida foi extremamente equilibrada, sendo decidida apenas nos minutos finais – melhor para o Campo Mourão, que venceu por 65 a 64.
Do primeiro ao último quarto, nenhuma das equipes conseguiu vantagem maior que quatro pontos, fato que evidencia o equilíbrio da partida. Com o relógio chegando ao fim, o nervosismo tomou conta dos times e o Campo Mourão se viu em situação complicada – dois pontos atrás do placar e apenas cinco segundos no relógio. O armador José Vitor recebeu a bola, fingiu o arremesso e sofreu falta para três lances livres.
Com muita frieza, o jovem do Campo Mourão converteu os três lances e colocou sua equipe à frente do placar por um ponto. O Brasília não teve êxito em sua última tentativa de vencer a partida e a comemoração do time do Paraná foi fervorosa – foi o primeiro resultado positivo do Campo Mourão na competição, que já havia feito boas partidas até aqui.
Os destaques da equipe vencedora ficaram por conta do decisivo José Vitor (24 pontos e 07 rebotes) e Lucão (13 pontos e 08 rebotes).
”Vitória muito importante para nossa equipe. Fizemos duas grandes partidas contra dois grandes times e a vitória não veio. O resultado positivo de hoje é mais do que merecido, apesar de ter sido um jogo muito pegado e com troca de cestas, foi muito merecido pela evolução da nossa equipe. Muito gratificante um game-winner assim” analisou Zé Vitor.
Pelo lado do BRB/Brasília: Cadu (25 pontos, 22 rebotes – double-double) e Guga (12 pontos, 07 rebotes e 05 assistências).
O último jogo da sede foi de duas equipes que ainda não haviam perdido na competição: Praia Clube/Gabarito e CR Flamengo mediram forças em busca de manter a invencibilidade na LDB 2022. Melhor para o time mineiro: 63 a 58.
No primeiro tempo, o Mengão teve segundo quarto mais concentrado e abriu uma pequena vantagem de seis pontos no placar na ida aos vestiários. Entretanto, o Praia Clube encaixou a marcação na volta do intervalo e equilibrou o placar, visto que as duas equipes foram ao decisivo e último quarto separadas por um ponto.
No último quarto, a tensão e o nervosismo foram evidentes nas duas equipes, que poderiam perder a invencibilidade construída até aqui. Comandado pelo armador Alê (13 pontos, 06 assistências e 05 rebotes) e pelo pivô Guizão (13 pontos e 08 rebotes), o Praia Clube foi mais decisivo que os cariocas e venceu.
“Muito importante as quatro vitórias aqui no Praia, não tem preço. A gente vem trabalhando a muito tempo, estamos colhendo tudo o que nós treinamos. É continuar com essa energia, essa torcida é um prazer para nós. Ir pra São Paulo e continuar na mesma pegada” comentou Alê.
Pelo CR Flamengo, o ala/pivô Rafael Rachel (18 pontos e 19 rebotes – double-double) e Emanuel (13 pontos e 12 rebotes – double-double).
Agora, as equipes da LDB 2022 voltam a se enfrentar entre os dias 21 e 30 de agosto, no prosseguimento da fase classificatória – os times do Grupo A que ainda não se enfrentaram duelarão entre si, assim como as equipes do Grupo B. As partidas vão acontecer em São Paulo (SP), divididas em duas sedes: CA Paulistano e EC Pinheiros.