‘Caçula’ ADRM Maringá surpreende e ganha fora de casa na estréia
O SC Corinthians Paulista (SP) derrotou o Pontz São José Basketball (SP), neste sábado (08 de março), ‘Dia Internacional da Mulher’, por 72 a 58 (34 a 30 no primeiro tempo), em jogo que abriu a Liga de Basquete Feminino (LBF Caixa 2025), atuando no ginásio Poliesportivo Wlamir Marques (Parque São Jorge), em São Paulo (SP). A técnica da Seleção Brasileira Feminina, a norte-americana Pokey Chatman, acompanhou ao jogo in loco.

O jogo começou equilibrado, com o Timão na frente, mas sem desgarrar muito nos dois quartos iniciais. Já no segundo tempo, a equipe comandada pelo técnico Bruno Guidorizzi cresceu e conseguiu aumentar a vantagem, contando com boa performance da armadora Alana Gonçalo, para consolidar a liderança no marcador e garantir o resultado positivo na estréia – 21 a 20 (primeiro quarto), 13 a 10 (segundo quarto), 18 a 14 (terceiro quarto) e 20 a 14 (quarto final).
As atletas mais efetivas do SC Corinthians Paulista foram Alana Gonçalo (21 pontos, 04 rebotes e 03 assistências) e Tassia Carcavalli (13 pontos e 03 rebotes). Em favor do Pontz São José Basketball: as colombianas Jennifer Muñoz (23 pontos e 05 rebotes) e Manuela Rios (12 pontos, 06 rebotes e 09 assistências).

“Começar vencendo é sempre bom, ainda mais num dia tão emblemático como o de hoje. Obviamente, temos coisas a corrigir e melhorar, mas para uma estréia a equipe se portou muito bem, conseguindo selecionar bons arremessos”, comentou o técnico Bruno Guidorizzi, do SC Corinthians Paulista.
“Foi um jogo difícil, como esperávamos e estávamos preparados, cientes que teríamos algumas dificuldades na rotação, não por insegurança do grupo, mas pelo conjunto, uma vez que as meninas estão em fase de entrosamento e adaptação. Isso vai demandar um tempo, assim como a questão tática e o grupo crescerá gradualmente. Sai deste jogo muito feliz com o desempenho da equipe, que conseguiu manter um bom nível. No terceiro quarto nós oscilamos e o adversário abriu, mas não faltou luta. As meninas estavam bem tranquilas para tomar as ações, os erros fazem parte, mas sabemos que foi feito o que combinamos em boa parte do jogo. Tem também o mérito do adversário também, que foi muito eficiente na linha dos três pontos, que proporcionou a abertura de vantagem”, analisou Leandro Leal, técnico do Pontz São José Basketball.

No outro confronto da jornada inicial, a ‘caçula’ ADRM Maringá (PR) surpreendeu o BF Blumenau (SC), vencendo por 62 a 58 (33 a 36 no primeiro tempo), em jogo disputado no ginásio de Esportes Sebastião Cruz (Galegão), na cidade de Blumenau (SC). O representante catarinense foi melhor nos quartos iniciais e passou a liderar o placar, mas sem desgarrar. Na volta do intervalo, a equipe paranaense se ajustou, foi melhor e conseguiu a virada ao viver o seu melhor momento no jogo. Já nos dez minutos finais, a ADRM Maringá segurou a tentativa de recuperação do BF Blumenau para estrear na competição nacional com um resultado positivo importante fora de casa – 13 a 15 (primeiro quarto), 20 a 21 (segundo quarto), 16 a 08 (terceiro quarto) e 13 a 14 (quarto final).
As maiores pontuadoras do BF Blumenau foram Rayane Sant’Anna (10 pontos, 03 rebotes e 04 bolas recuperadas), Sil Gustavo (08 pontos e 05 rebotes), Melissa Oliveira (08 pontos e 08 rebotes) e Manuela Malta (08 pontos e 05 rebotes). Pela ADRM Maringá: Thaliane Viana (17 pontos, 10 rebotes e 02 bloqueios – double-double) e Lorena Silva (12 pontos, 10 rebotes e 03 assistências – double-double).
“Estréia é sempre complicada, ainda mais sendo o primeiro campeonato e a grande maioria das meninas disputando a LBF pela primeira vez, dá aquele nervosismo. Conseguimos, não 100%, mas em grande parte do jogo impor o ritmo que nos propusemos para jogar esta competição, com muita intensidade na defesa e uma transição rápida, podendo explorar as movimentações, colocando as melhores jogadoras prontas para definir. Tivemos altos e baixos ao longo do jogo, começando com um placar de 10 a 0. Em seguida, o BF Blumenau cresceu defensivamente e nós aceitamos. Foi quando elas empataram e viraram o jogo. Mas, conversamos com as atletas para que elas colocassem em prática aquilo que combinamos nos treinos e aí começamos a sobressair”, analisou o técnico Rafael Oliveira, da ADRM Maringá.
A Liga de Basquete Feminino (LBF Caixa) é uma competição organizada pela Liga de Basquete Feminino (LBF), que conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).