Históricos ex-jogadores ganham bustos no Parque São Jorge

O departamento Cultural do SC Corinthians Paulista inaugurou, na manhã de sábado (22 de fevereiro), os bustos em homenagem aos históricos jogadores Carmo “Rosa Branca” de Souza e Ubiratan Maciel, que passam compor o lendário ‘Panteão do Basquete Corinthiano’, localizado na entrada do ginásio Poliesportivo Wlamir Marques (Parque São Jorge), em São Paulo (SP), ao lado dos bustos já existentes de Wlamir Marques e Amaury Pasos.
A cerimônia, comandada pelo presidente Augusto Melo, contou com a presença das famílias e amigos dos homenageados.
Natural de Araraquara (SP), Carmo “Rosa Branca” de Souza defendeu o Timão e foi três vezes campeão Brasileiro (1965, 1966 e 1969). Pela Seleção Brasileira se sagrou, entre outras conquistas, bicampeão Mundial (1959 e 1963), além de conquistar duas medalhas de bronze olímpicas (1960 e 1964).

Já Ubiratan Pereira Maciel é nascido em São Paulo (SP), também foi três vezes campeão Brasileiro pelo SC Corinthians Paulista, equipe que atuou ainda jovem, antes de ser o primeiro jogador brasileiro a ser negociado com uma equipe do exterior (Venezia, da Itália). Já vestindo à camisa do selecionado nacional, Bira, que ganhou o apelido de Cavalo de Aço pela sua força e vitalidade, ganhou quatro medalhas em Campeonatos Mundiais: ouro (1963), prata (1970) e bronze (1967 e 1978). Além de garantir a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 1968. Ubiratan é membro do Naismith Memorial Basketball Hall of Fame e também do Hall of Fame da Federação Internacional de Basketball (FIBA).