União Corinthians conquista o primeiro triunfo
Cinco jogos agitaram o sábado (24 de julho) pelo Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-22 – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) – 2021. Todas as informações do terceiro dia da competição de transição (sub-22 não mais é base). Na sede do Grupo A, o ginásio Antônio Prado Jr (CA Paulistano), em São Paulo (SP), o São Paulo FC, São José Basketball/Atleta Cidadão, StockMed/União Corinthians, Sesi Franca Basquete e o anfitrião CA Paulistano venceram seus jogos.
Iniciando a série de jogos do dia, o São Paulo FC venceu o Coritiba Monsters/Sociedade Thalia e conquistou sua segunda vitória seguida. Após um primeiro quarto equilibrado, a equipe tricolor tomou as rédeas da partida já no segundo período e venceu o rival com uma atuação dominante (83 a 54).
Letal nas bolas de três e firme defensivamente, a equipe paulista foi comandada pelo ala/armador Matheus Eugeniusz (18 pontos e cinco assistências) e pelo ala Matheus Bernardo (13 pontos e seis rebotes). Além disso, o coletivo são-paulino se destacou, já que diversos atletas mais jovens tiveram a chance de entrar em quadra e conseguiram pontuar pela primeira vez na competição, casos de Igor Jesus (16 anos), Vitinho (17 anos) e Diogo Tognozzi (18 anos).
“Embalar duas vitórias é sempre bom para ganhar confiança. Agora o objetivo é fechar essa primeira fase em 5-0. Dos meninos que entraram hoje, dois estão desde os 11 anos com a gente, então é um orgulho vê-los em quadra no sub-22’’, comentou Dinho, técnico do São Paulo FC.
Já pelo Coritiba, o pivô Yohan (18 pontos, sete assistências e cinco rebotes) e o ala Bogado (13 pontos) foram os principais destaques ofensivos.
Na sequência, São José Basketball/Atleta Cidadão e o KTO/Caxias do Sul/Recreio da Juventude fizeram bom jogo. Depois de um primeiro tempo disputado, o time do interior paulista foi superior ofensivamente a partir do terceiro quarto e garantiu mais uma vitória na competição. O placar foi 69 a 52 para a equipe joseense.
Fidelis, pivô do time paulista, foi o protagonista da partida ao registrar um double-double (20 pontos e 11 rebotes). O ala/armador Pedro também se destacou com 11 pontos e oito rebotes.
“Muito importante a vitória. Trabalhamos muito nesse tempo que ficamos parados treinando. Entramos focados no coletivo pois é isso que ganha os jogos. Senti hoje que precisava chamar mais o jogo, pois levava mais vantagem no post e nos rebotes’’, comentou Fidelis.
Andrew, pivô do Caxias, também conhecido como Zion, foi o jogador que mais buscou o jogo por sua equipe: 12 pontos e nove rebotes. O time do Rio Grande do Sul começou a LDB de forma positiva e venceu na estreia, mas, com o revés, conheceu sua segunda derrota seguida.
Após duas amargas derrotas nos primeiros jogos, o StockMed/União Corinthians desencantou e conquistou a primeira vitória na competição. Em jogo movimentado contra o Pato Basquete, a equipe de Santa Cruz do Sul venceu por 78 a 57.
Intensidade dos dois lados foi a tônica do jogo, porém, a experiência do União Corinthians levou vantagem sobre a juventude da equipe de Pato Branco. Com ninguém no plantel com mais de 18 anos, o jovem time competiu contra os comandados do técnico Athos Calderaro, mas saiu derrotado.
Malachias, pivô do União Corinthians, chamou a responsabilidade e anotou 29 pontos, além de apanhar nove rebotes. O ala/pivô Salatiel também contribuiu positivamente para o primeiro resultado positivo da equipe gaúcha, com 12 pontos e nove rebotes.
“Perdemos dois jogos nos detalhes. Hoje foi melhor, conseguimos a vitória, mas o time do Pato também está de parabéns pois foram muito bem. Fico muito feliz com a atuação, agradecer muito ao Athos e ao Leandro Buboltz porque fizeram muitos trabalhos específicos comigo. Com o trabalho forte, vem o resultado’’, afirmou Malachias, cestinha da partida.
Já pelo lado do Pato Basquete, o armador Gabriel Furlan foi o único que alcançou dígitos duplos na partida: 21 pontos, quatro assistências e três arremessos de três pontos certos para o garoto de 17 anos.
No jogo mais emocionante do dia, o Sesi Franca Basquete conquistou a terceira vitória seguida e segue com 100% de aproveitamento na LDB – 2021. A equipe do interior paulista conseguiu o resultado positivo contra a ADRM/Maringá por 67 a 53.
O jogo ficou marcado pelas tristes lesões de dois jogadores do Franca: Edu Marília, que machucou o tornozelo, e Kauã, que torceu o joelho. Os dois atletas saíram do jogo antes da metade do segundo quarto e agora estão em processo de recuperação.
O que poderia ter abalado os atletas do time francano, virou motivação e, comandados pelo ala/pivô Márcio Santos, que teve atuação individual impressionante (17 pontos, 20 rebotes – double-double – e 29 no quesito eficiência), os jogadores treinados pelo técnico Pablo Costa correram atrás da vitória. Com o resultado positivo, os francanos ainda dedicaram o triunfo aos companheiros que, infelizmente, não puderam permanecer em quadra até o final.
“Não tem como medir o valor dessa vitória. Na hora que o Edu Marília machucou, já ficamos bem pra baixo. Depois o Kauã machucou e abalamos. Só que colocamos na cabeça que íamos ganhar esse jogo, íamos fazer o que precisasse para vencer. Essa vitória foi pelo Marília e pelo Kauã”, comentou Marcio. “Perdemos nosso capitão, uma das nossas bases. Quando vi que não tinha ninguém mais velho, pensei: vou puxar esses meninos. Dei confiança para todo mundo. Jogamos igual uma família e por isso ganhamos”, completou Márcio, cestinha da partida.
Além dele, o armador Reynan, com 11 pontos e cinco rebotes, também contribuiu para o grande triunfo. Já pela equipe do Maringá, o armador Paulino (18 pontos) e o pivô Matheus com um double-double (17 pontos e 13 rebotes) foram os melhores.
No último jogo, o anfitrião Club Athletico Paulistano venceu e continua com 100% de aproveitamento. Dessa vez, o resultado positivo veio contra o desfalcado VipTech/Campo Mourão Basquete/ Assercam, por 80 a 45.
Coletividade, intensidade e rapidez nos contra-ataques: esses foram os fatores determinantes para o time da casa manter a invencibilidade. Soberano na partida do início ao fim, a equipe alvirrubra manteve o ritmo mostrado nos últimos dois jogos e não levou sustos da equipe de Campo Mourão.
“Nosso time está muito focado e unido. Nunca tive essa união em outro time e isso faz a diferença para mim. Não temos individualismo nenhum, o que mais gostamos de fazer é passar a bola para o companheiro e vê-lo feliz por pontuar. Não existe egoísmo”, comentou o ala Arthur, que fechou a partida com 12 pontos. Além dele, o ala Jonatan se destacou com 16 pontos e cinco rebotes.
Por outro lado, na equipe de Campo Mourão, o armador Rapha foi o melhor com 17 pontos.
O Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-22 – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) – 2021 tem sequência neste domingo (25 de julho), com estes jogos: Minas Tênis Clube x Cerrado Basquete (09h), Unifacisa x Rio Claro/ABCD Bandeirantes (11h15), CR Flamengo x Zopone/Bauru Basket (13h30), Basquete Cearense x Mogi Basquete (15h45) e BRB/Brasília x Esporte Clube Pinheiros (18h) – todos no horário de Brasília (DF).