Com duas vitórias cada, o São Paulo FC e o Paulistano/Corpore estão classificados para o Final Four do Campeonato Paulista Masculino da Série A-1 – 2020 juntamente com Zopone/Gocil Bauru Basket e Sesi Franca Basquete. Nesta quarta-feira (04 de novembro), às 19h30 (de Brasília), os dois times da capital se enfrentam para definir as colocações do Grupo D. Liga Sorocabana de Basquete (LSB) e Mogi das Cruzes Basquete abrem a rodada às 17h (de Brasília).
Com grande atuação do pivô Lucas Mariano (35 pontos, oito rebotes, uma assistência e dois bloqueios), o Tricolor superou uma valente Liga Sorocabana de Basquete (LSB) por 86 a 67 e encaminhou a classificação para a próxima fase. O norte-americano Shamell Stalworth (12 pontos e duas assistências) e Jefferson William (13 pontos e três assistências) foram outros destaques da equipe. Pela equipe sorocabana, os principais nomes foram Murilo Becker (17 pontos e sete rebotes), Adler Ribeiro (14 pontos e cinco assistências) e o norte-americano Eric Laster (14 pontos e quatro rebotes).
Vindo de uma partida em que mostrou muita intensidade, o time de Claudio Mortari experimentou uma realidade diferente nesta partida. A Liga Sorocabana conseguiu se acertar na defesa e dificultou especialmente os disparos do perímetro (apenas um certo em seis tentativas); quando teve a bola nas mãos apostou na velocidade. O Tricolor, então, investiu nas jogadas de poste baixo e atuou mais próximo à cesta.
Os são-paulinos então fizeram o rival provar do próprio veneno e apertou a defesa para forçar os erros dos sorocabanos e sair na transição. A estratégia surtiu efeito e a equipe conseguiu abrir uma pequena vantagem de nove pontos antes do intervalo (42 a 33), com destaque para Lucas Mariano, que marcou 23 pontos (54% de todo o time) e pegou cinco rebotes.
A dinâmica se manteve na volta para o segundo tempo, com o Tricolor se esforçando para ampliar a diferença, mas esbarrando num adversário extremamente aplicado taticamente e que dificultou muito as coisas. Ainda assim, o Tricolor seguiu firme e manteve a dianteira no placar.
A LSB até tentou esboçar uma reação no período final, mas os são-paulinos souberam controlar o relógio e atacaram com inteligência, aproveitando os espaços que passaram a aparecer e finalmente deslanchou no placar para garantir o resultado.
Já o Paulistano/Corpore bateu o Mogi das Cruzes Basquete por 89 a 83. O primeiro quarto foi bastante equilibrado entre as equipes. No segundo quarto, o confronto começou a ficar em favor do time da capital.
Na volta do intervalo, o Paulistano se mostrou melhor, mas nos três minutos finais, o armador “Isaiah” Fúlvio Chiantia (autor de 15 assistências) chamou a responsabilidade para Mogi e fez a vantagem cair para apenas três pontos. No quarto final, o Paulistano aumentou a vantagem, o time mogiano chegou a esboçar uma reação, mas não o suficiente para evitar a derrota.
Os destaques da partida foram Deryk Ramos (24 pontos, quatro rebotes e quatro assistências) e Cauê Borges (23 pontos e sete assistências), pelo time da capital; Wesley Ferreira (31 pontos e 10 rebotes – double-double) e o norte-americano Dominique Coleman (14 pontos e 07 rebotes), em favor do representante do Alto Tietê.