EC Pinheiros atuou com apenas oito jogadores não conseguiu manter o ritmo no último quarto, com isso foi eliminado do estadual
O São Paulo FC derrotou o EC Pinheiros, neste domingo (25 de setembro), por 90 a 83 (47 a 40 no primeiro tempo), em jogo válido pela segunda rodada da série melhor-de-três do playoff – quartas-de-final do Campeonato Paulista Masculino 2022, realizado no ginásio Poliesportivo Dr. Antônio Leme Nunes Galvão (Morumbi), na cidade de São Paulo (SP). Com este resultado, o Tricolor fechou a série com duas vitórias e nenhuma derrota.
O Tricolor comandou as ações no primeiro quarto e passou a liderar o marcador, aproveitando bem o elenco reduzido do EC Pinheiros, que contou com apenas oito atletas em quadra, pois “guardou” jogadores para a estreia na Fase Final da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB 2022), torneio de aspirantes, que começa nesta segunda-feira (26 de setembro). No segundo quarto, os guerreiros do time Aurinegro conseguiram ficar ligeiramente na frente – 27 a 19 (primeiro quarto) e 20 a 21 (segundo quarto).
O quadro evolutivo seguiu no terceiro quarto e o EC Pinheiros conseguiu bravamente o domínio das ações nos dois lados da quadra, aplicando a virada e desgarrando um pouco no placar. Mas, como já era esperado, o diminuto grupo de jogadores do time visitante sentiu o desgaste excessivo e não conseguiu manter o ritmo nos dez minutos finais, momento esse que o São Paulo FC usou a força do seu elenco para voltar ao comando do marcador e vencer a segunda da série – 22 a 35 (terceiro quarto) e 21 a 08 (quarto final).
Fica aqui a pergunta aos dirigentes e comissão técnica do EC Pinheiros: será que faltou acreditar na força do trabalho que o clube realiza há vários anos e que havia chance de igualar esta série e depois brigar pela classificação? A opção ou pressão para deixar o estadual em segundo plano, em detrimento a uma competição de aspirantes, foi acertada? Avançar a uma fase mais aguda num campeonato adulto não traria mais cancha aos jovens jogadores? Como os torcedores e associados do EC Pinheiros viram essa opção?
Os maiores pontuadores foram o norte-americano Malcolm Miller (24 pontos e 04 rebotes) e Marquinhos Souza (18 pontos, 04 rebotes e 03 assistências), pelo São Paulo FC; Rafael Munford (26 pontos e 10 rebotes – double-double) e Agapy Santos (16 pontos e 12 rebotes – double-double), em favor do EC Pinheiros.
O São Paulo FC já havia vencido o duelo inicial diante do EC Pinheiros (84 a 81), mesmo atuando fora dos seus domínios.
A segunda rodada da série melhor-de-três do playoff – quartas-de-final do Campeonato Paulista Masculino prossegue nesta segunda-feira (26 de setembro), com o jogo entre Bauru Basket x Rio Claro Basquete, às 19h (de Brasília), no ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP).
De acordo com o regulamento, as equipes que primeiro totalizarem duas vitórias garantem vaga no playoff – semifinal do Campeonato Paulista Masculino 2022. Um novo resultado positivo coloca o Dragão na semifinal.