O São Paulo FC e o Minas Tênis Clube complementaram a primeira rodada da série melhor-de-três do playoff – quartas-de-final do Novo Basquete Brasil (NBB) – 2020/2021 vencendo. A jornada ocorreu na quinta-feira (29 de abril), na Arena Minas Tênis, em Belo Horizonte (MG).
O Tricolor do Morumbi venceu o Clássico Majestoso, diante do SC Corinthians Paulista, por 78 a 71 (32 a 37 no primeiro tempo). O jogo foi movimentado e de alternâncias, com o Timão conseguindo um melhor rendimento e o São Paulo FC se recuperando no segundo para vencer – 15 a 18 (primeiro quarto), 17 a 19 (segundo quarto), 29 a 13 (terceiro quarto) e 21 a 17 (quarto final).
Os destaques foram Lucas Mariano (30 pontos e 11 rebotes – double-double) e o norte-americano Shamell Stallworth (16 pontos), pelo Tricolor; o norte-americano Malcolm Miller (17 pontos e 06 rebotes) e Lucas Siewert (15 pontos e 05 rebotes), em favor do Timão.
O segundo confronto, que pode ser o decisivo, ocorre no sábado (1º de maio), às 16h (de Brasília), no mesmo local. Um novo resultado positivo coloca o São Paulo FC na semifinal.
Já o Minas Tênis Clube passou pelo Sesi Franca Basquete, por 91 a 85 (48 a 33 no primeiro tempo). O time mineiro conseguiu um excelente desempenho nos três quartos iniciais, o que lhe permitiu abrir uma boa vantagem. A equipe francana acordou tarde demais, apenas no último período, e baixou bastante a diferença, mas sem conseguiu a aproximação necessária para reverter o panorama – 25 a 17 (primeiro quarto), 23 a 16 (segundo quarto), 28 a 16 (terceiro quarto) e 15 a 36 (quarto final).
Os principais nomes do jogo foram o norte-americano David Jackson (19 pontos, 05 rebotes e 04 assistências), o uruguaio Luciano Parodi (17 pontos e 03 bolas recuperadas) e Ronald Hudson (17 pontos e 05 rebotes), pelo Minas; Lucas Dias (35 pontos e 04 assistências) e o norte-americano Jamaal Smith (11 pontos), em favor do Sesi Franca.
“A gente abriu boa vantagem e, no segundo tempo, diminuímos um pouco a nossa energia, por isso, eles se aproximaram no placar. Não podemos fazer isso. Precisamos manter o ritmo o tempo todo. Temos que manter a energia o jogo inteiro e temos que fazer isso no próximo encontro. Eles não vão entregar o jogo com facilidade para nós. Precisamos ser mais firmes”, comentou o norte-americano David Jackson.
O jogo de número dois da série, que pode definir o semifinalista, será disputado no sábado (1º de maio), às 20h (de Brasília), novamente na Arena Minas Tênis, em Belo Horizonte (MG).