O jogo foi marcado pelo equilíbrio
Em jogo decidido nos últimos segundos, o São Paulo FC conseguiu sua primeira vitória pelo Grupo B da fase inicial da Basketball Champions League Americas (BCLA 2023/2024), com uma vitória por 87 a 84 (43 a 42 no primeiro tempo) sobre o Quimsa (ARG) no Estadio Obras Sanitarias, em Buenos Aires, na Argentina, na noite de sábado (27 de janeiro), pela segunda ‘janela’ da fase inicial.
Tayavek Gallizzi, Brandon Robinson e Juan Brussino lideraram os argentinos no primeiro quarto, com cada um dos três anotando no período cinco pontos, combinando para quase 75% dos pontos do Quimsa. Enquanto isso, o norte-americano Corderro Bennett acertou 100% dos arremessos, sendo responsável por sete dos 20 pontos do São Paulo FC, que terminou o primeiro quarto atrás por (20 a 22).
Brussino continuou a liderar sua equipe ofensivamente no segundo quarto, com Fabian Ramirez adicionando seis pontos até o intervalo. Mas, o Quimsa não teve resposta para Henrique Coelho no segundo período, que adicionou oito pontos, incluindo dois arremessos para além do perímetro.
As duas equipes se encontraram empatadas (42 a 42) com 16 segundos para jogar, quando Ralfi Ansaloni, que não jogou na ‘janela’ de dezembro, converteu um dos dois lances, dando ao São Paulo uma vantagem de um ponto indo para o intervalo (43 a 42).
Com o jogo equilibrado dentro do garrafão e na velocidade da transição, o Quimsa encontrou oportunidade nas bolas perdidas pelo São Paulo FC, transformando quatro erros dos adversários em seis pontos. No entanto, o arremesso do tricolor paulista foi ligeiramente mais preciso, com 48,5%, o que permitiu construir a pequena liderança do intervalo.
Nenhuma equipe liderou por mais de cinco pontos no primeiro tempo, mas o São Paulo FC conseguiu forçar uma liderança de (59 a 48) com pouco mais de quatro minutos para o fim do terceiro quarto. Uma sequência de 11 pontos do Quimsa deixou o jogo empatado em 59 com pouco mais de um minuto para o fim do período, graças a Robinson e Brussino terminando o quarto com 16 e 14 pontos, respectivamente.
Em um toma-lá-dá-cá, as duas equipes se encontraram empatadas novamente em 64 com 9 segundos para jogar no período, mas uma bandeja de Bennett permitiu ao Tricolor conquistar uma vantagem de dois pontos para encerrar o quarto (66 a 64).
Com o norte-americano Malcolm Miller encontrando seu ritmo para o time brasileiro, juntamente com Tyrone Curnell, e sete jogadores do São Paulo FC totalizando oito ou mais pontos, o Quimsa teve que utilizar suas quatro principais peças para tentar se manter na partida, ficando atrás por cinco pontos com cinco minutos para jogar.
Brussino, Robinson, Ramirez e Gallizzi pontuaram em dois dígitos, lutando até o último minuto para manter o Quimsa no páreo, mas nenhum outro jogador marcou mais do que cinco pontos para os argentinos. Com um segundo restante no relógio, com o placar em 86 a 84, Tyrone Curnell acertou um último lance livre para dar ao São Paulo FC uma vantagem de três pontos e garantir a vitória.
O norte-americano Corderro Bennett liderou o São Paulo FC com 19 pontos em 81,8% nos arremessos, convertendo 9 de 11, além de cinco assistências. Ralfi Ansaloni adicionou 14 pontos com 62,5% de aproveitamento e liderou a equipe em rebotes, com 08.
Já Robinson, do Quimsa, foi o cestinha com 21 pontos, incluindo perfeitos 100% da linha de lance livre e quatro rebotes. Ramirez adicionou 16 pontos, incluindo cinco arremessos de três pontos, 09 rebotes e 05 assistências.
A classificação de momento do Grupo B é essa: 1º) Quimsa (03 vitórias e 01 derrota), 2º) Nacional do Uruguai (01 vitória e 02 derrotas) e 3º) São Paulo FC (01 vitória e 02 derrotas)
O São Paulo FC fecha sua participação na segunda ‘janela’, neste domingo (28 de janeiro), às 21h10 (de Brasília), no mesmo local.