Memorial/Fupes/Santos e AEGB/Vila Nova também ganham seus jogos no returno da fase inicial do Campeonato Brasileiro Adulto Masculino 2022
A quinta rodada do returno da fase inicial da Conferência Amaury Pasos, no Campeonato Brasileiro Adulto Masculino – 2022, foi disputada nesta quinta-feira (07 de abril), no ginásio Poliesportivo Sebastião Rafael da Silva (Geodésico), em Osasco (SP), com a realização de três partidas. O São José Basketball, Memorial/Fupes/Santos e AEG/Vila Nova garantiram o resultado positivo.
O São José Basketball assumiu a liderança ao vencer o duelo eletrizante diante do anfitrião Basket Osasco, por 69 a 67 (36 a 28 no primeiro tempo). Depois da igualdade no primeiro quarto, o time joseense assumiu o comando do marcador no segundo desgarrando um pouco. Na volta do intervalo, a equipe osasquense buscou a recuperação, ficou na frente e conseguiu a virada. Mas, nos dez minutos finais, que foram eletrizantes, o representante do Vale do Paraíba ficou na frente para vencer mais uma na competição – 18 a 18 (primeiro quarto), 18 a 10 (segundo quarto), 14 a 23 (terceiro quarto) e 19 a 16 (quarto final).
Os atletas mais efetivos foram o dominicano Miguel Dicent (17 pontos e 03 assistências) e Arthur Pecos (14 pontos, 06 rebotes e 05 assistências), pelo time da casa; Paulinho Boracini (24 pontos, 05 rebotes e 04 assistências) e Igor Avelino (08 pontos e 07 rebotes), em favor do visitante.
“Foi uma derrota duríssima, um jogo pegado para as duas equipes, que brigaram, provocaram, na bola, tudo dentro do jogo, mas infelizmente nos detalhes no último quarto eles encaixaram algumas bolas e a gente infelizmente sofreu esse revés. Foi uma batalha, ambas as equipes mereciam a vitória, mas foi um placar justo. Para o jogo contra o Botafogo, são menos de 24 horas, é se alimentar, dormir bem para vir com o físico bom e principalmente a cabeça no lugar para fazer o nosso dever de casa”, comentou o pivô Guilherme Magna, do Basket Osasco.
O Memorial/Fupes/Santos passou pelo Botafogo FR, em mais um jogo equilibrado, por 82 a 75 (32 a 39 no primeiro tempo). O representante santista começou bem e ficou em vantagem nos primeiros dez minutos, mas a equipe carioca foi melhor no período seguinte e fechou o primeiro tempo na frente. Nos dois períodos finais, a equipe paulista cresceu e, desta vez, não permitiu a recuperação do rival, vencendo um compromisso importante – 17 a 13 (primeiro quarto), 15 a 26 (segundo quarto), 25 a 19 (terceiro quarto) e 25 a 17 (quarto final).
Os destaques foram Olintho “Dida” Silva (17 pontos e 09 rebotes) e Lucas Augusto (15 pontos e 06 rebotes), pela equipe paulista; André Luis “Batata” Guitarrari (21 pontos, 09 rebotes e 07 assistências) e Luiz Felipe Moreira (14 pontos e 08 rebotes), em favor do time carioca.
“Vitória do coletivo, pois soubemos aproveitar bem o momento dos nossos jogadores. Sabíamos que o Botafogo vinha de uma sequência e alguns atletas deles com grande minutagem, além de bastante volume e aproveitamos a rotação do nosso elenco para conter que eles aproveitassem as melhores bolas. Atuamos com bastante trocas e muita intensidade, por isso conseguimos o resultado positivo. Agora, é descansar e focar o jogo extremamente difícil diante do São José. Já conhecemos e vamos montar uma estratégia para tentar vencer este adversário” comentou o técnico Daniel Leque, do Memorial/Fupes/Santos.
E, complementando a jornada, o AEGB/Vila Nova bateu a Sodiê Salgados/Mesquita/LSB, por 87 a 81 (40 a 42 no primeiro tempo). Nos dois quartos iniciais cada uma das equipes venceu um quarto, mas no segundo tempo, o representante goiano comandou as ações para vencer – 17 a 21 (primeiro quarto), 23 a 21 (segundo quarto), 24 a 20 (terceiro quarto) e 23 a 19 (quarto final).
Os principais nomes da partida foram Alef Cesar (17 pontos e 07 rebotes) e Wilmar “Pezão” Garcia (16 pontos, 18 rebotes e 04 assistências – double-double), pelo time goiano; Fabricio Veríssimo (17 pontos, 08 rebotes, 06 assistências e 03 bloqueios) e Yago Dionísio (17 pontos e 03 rebotes), em favor da equipe carioca.
“Esta vitória foi da superação, garra e energia na defesa. Sabíamos que o nosso adversário joga duro e fizemos uma boa defesa em baixo e conseguimos fazer as bolas”, comentou o pivô André Coimbra, do AEGB/Vila Nova.
A classificação de momento da Conferência Amaury Pasos é essa:
1º) São José Basketball (08 vitórias e 02 derrotas)
2º) Basket Osasco (06 vitórias e 05 derrotas)
3º) Praia Clube/Gabarito (06 vitórias e 04 derrotas)
4º) Memorial/Fupes/Santos (06 vitórias e 04 derrotas)
5º) AEGB/Vila Nova (05 vitórias e 06 derrotas)
6º) Botafogo FR (03 vitórias e 07 derrotas)
7º) Sodiê Salgados/Mesquita/LSB (02 vitórias e 08 derrotas)
A penúltima rodada do returno da fase inicial da Conferência Amaury Pasos será jogada nesta sexta-feira (08 de abril), no ginásio Geodésico, em Osasco (SP): Praia Clube/Gabarito x Sodiê Salgados/Mesquita/LSB, às 15h, Memorial/Fupes/Santos x São José Basketball, às 17h15, Basket Osasco x Botafogo FR, às 19h30 – todos no horário de Brasília (DF).